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Marketing de Conteúdo: as previsões dos especialistas para 2017
16 de janeiro de 2017
 

No primeiro episódio de Real Smart Marketing, uma série de vídeos em que marketers de topo partilham os seus conselhos, cinco especialistas perspetivam a evolução do marketing de conteúdo em 2017.

De acordo com Rand Fishkin, Larry Kim, Benji Hyam, Sam Mallikarjunan, e Sujan Patel, o novo ano será extremamente desafiante no que respeita a estratégias de marketing e só quem acompanhar as tendências conseguirá destacar-se. Eis o resumo das suas previsões:

Conteúdos exclusivos:

O marketing de conteúdo baseia-se principalmente em blogs, ebooks, newsletters ou outros tipos de matéria que geram novos subscritores. Esta estratégia continuará a prevalecer, mas as marcas serão mais criativas no seu formato de modo a distanciarem-se do aborrecido “mais do mesmo”. O conteúdo visual ganhará ainda mais força, uma vez que os motores de busca estão a ser otimizados na leitura e análise de imagem.

Fomentar conteúdos de nicho:

Especificar, em vez de generalizar. Porque é que alguém vai ler determinado artigo quando tem milhares de outros para ler? Quando um assunto já está saturado, é fundamental encontrar um nicho e explorá-lo. Por exemplo, em vez de escrever sobre “como atrair consumidores online”, seria muito mais curioso abordar o tema “como voltar a atrair clientes através dos Facebook Ads?”.

Apostar no vídeo:

Os profissionais de marketing acreditam que os vídeos trazem um elevado ROI (retorno sobre investimento), prevendo-se que em 2017 74% do tráfego seja através de vídeo. A utilização deste formato também melhora o SEO, uma vez que a Google, detentora do Youtube, favorece os vídeos nas pesquisas.

Mais marketing de conteúdo, menos publicidade:

É um facto que as marcas estão a gastar mais em marketing de conteúdo do que propriamente em publicidade e esta tendência acompanhará 2017. A rentabilidade desta estratégia tem provas dadas e as empresas começam cada vez mais a valorizar um marketing de conteúdo poderoso e exclusivo.

Focar num engagement consistente:

Apesar dos bons resultados em aquisição, os marketers por vezes esquecem-se da importância da retenção. Em 2017 é fundamental voltar a atenção para a audiência já existente, de modo a garantir um engagement consistente até à conversão.

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