Multimeios
O que os marketeers precisam de saber sobre os Jogos Olímpicos 2016 em números
22 de junho de 2016
 

Em agosto não serão apenas os atletas a competir nos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro. Com menos de 60 dias para o início dos jogos, os marketeers já começam a incrementar esforços para o grande evento.

“Pode parecer um pouco prematuro mas é bastante comum para as marcas começarem a capitalizar os Jogos Olímpicos até 100 dias antes”, afirma Basia Wojcik, diretor de consultoria global e olímpica da The Marketing Arm. “Em especial nos EUA, é agora que a NBC começa as suas promoções, por isso faz sentido.”

Os patrocínios e as receitas de transmissão, bem como as audiências globais para os Jogos Olímpicos, têm crescido de ano para ano, por isso já não é nenhuma surpresa que as marcas estejam dispostas a desembolsar mais de mil milhões de dólares para cada período deste acontecimento. Alguns especialistas esperam que os meios de comunicação desempenhem um papel mais importante do que nunca em 2016.

“O desporto domina particularmente o segundo dispositivo, graças à sua natureza de 'tempo real' e os Jogos Olímpicos oferecem uma versão prolongada disto”, disse Luke Bonner, gestor de marketing de desporto e entretenimento na GYK Antler. “Existem toneladas de oportunidades para as marcas capitalizarem os meios sociais em tempo real.”

Uma vez que o maior evento desportivo do mundo é tão disperso, dividimos a informação por números:

Número de atletas presentes
Mais de 10.000

Número de anos desde que os Jogos Olímpicos modernos ocorrem
120 (desde Atenas 1896)

Número de dias de Jogos no Rio 2016
19

Número de desportos olímpicos no Rio 2016
42

Número de eventos desportivos no Rio 2016
306

Número de novos desportos olímpicos
Dois: Sevens de Golfe e Rugby

Composição da receita do Comité Olímpico Internacional
47% de transmissão e 45% de patrocínios; apenas 8% de vendas de bilheteira e licenciamento

Custo previsto para os Jogos Olímpicos 2016

10,2 mil milhões de euros (11,5 mil milhões de dólares), de acordo com a Autoridade Pública Olímpica do Brasil

Número de patrocinadores olímpicos internacionais

11 – incluindo a Coca-Cola, Atos, Bridgestone, Dow, GE, McDonald’s, Omega, Panasonic, P&G, Samsung e Visa

Número de vezes que a Coca-Cola patrocinou os Jogos Olímpicos

Será a 20ª vez, desde 1928, em Amesterdão

Número de patrocinadores domésticos (TeamUSA)
28 – incluindo a Hershey’s, Hilton, Chobani e AT&T

Montante gasto pela NBCUniversal para garantir os direitos de media para o Rio

Mil milhões de euros (1,2 mil milhões de dólares)

Número de horas de programação olímpica que a NBCUniversal vai produzir este ano
Mais de 6000 horas

Aumento dos gastos em anúncios na internet no mercado global, por causa dos Jogos Olímpicos
1,8 mil milhões de euros (2 mil milhões de dólares) – de acordo com a ZenithOptimedia

Aumento dos gastos em publicidade nos EUA em 2016, por causa dos Jogos Olímpicos
4%, de acordo com a ZenithOptimedia

Número de espectadores esperados para ver os Jogos Olímpicos Rio 2016
Mais de 3,6 mil milhões 

Número de espectadores propensos a utilizar dispositivos móveis durante os Jogos Olímpicos
85% dos espectadores esperados, de acordo com o Índice Global Web

Número de minutos que se espera que os utilizadores gastem a ver vídeos online
Média de 41 minutos, de acordo com Índice Global Web

Número de fãs do Rio 2016 no Facebook 
Mais de 1,4 mil milhões

Número de fãs do Rio 2016 no Twitter
Mais de 293 mil

Número de fãs do Rio 2016 no Instagram
Mais de 163 mil
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