No entanto, durante a semana a rádio apresenta uma ligeira diferença positiva de 0,4 p.p.
Vote
Rádio
Consumo de rádio volta a recuar
14 de outubro de 2015
 

O consumo acumulado de véspera de rádio alcançou, na quarta vaga – período compreendido entre maio e setembro –, 56,3%, uma diferença negativa de 0,2 pontos percentuais (p.p.) face à vaga anterior. Em relação à vaga homóloga, verifica-se uma diferença de menos 0,4 p.p. Desde o início do ano, este indicador tem vindo a diminuir de vaga para vaga. Segundo o estudo Bareme Rádio do Grupo Marktest, durante a semana a rádio alcança uma cobertura de 79,3%, valor que se tem mantido estável ao longo do último ano móvel.

Por estação, a Rádio Comercial mantém a liderança com uma Audiência Acumulada de Véspera (AAV) de 17,5%, o maior valor registado no último ano. Face à vaga anterior, a estação da Media Capital apresenta uma diferença ligeira de 0,2 p.p. e de 1,2 p.p. em relação à vaga homóloga. A Rádio Comercial é a estação que apresenta a maior diferença positiva face à terceira vaga do ano.

Na cobertura semanal, a liderança pertence à RFM, com 33,4%, mais 0,2 p.p. do que a estação líder de audiências.

A RFM, principal estação do grupo r/com, apresenta uma diferença positiva de 0,1 p.p. face à vaga anterior, período em que alcançou 15,5%. Em relação ao panorama de há um ano atrás, a RFM responde pela maior subida entre as estações analisadas – mais 1,9 p.p.

A maior diferença negativa observada nesta vaga pertence à TSF. A estação de informação do Global Media Group recuou 0,4 p.p. para 3,4%, o valor mais baixo obtido no último ano móvel. Na comparação com a vaga homóloga, a maior descida pertence à Cidade (2,9%), com uma quebra de 1 p.p., seguida da Antena 1 (4,5%), com menos 0,9 p.p.

Por grupos, a r/com regressa à liderança. Com um share de audiência de 24,1%, o grupo que detém a RFM, a Renascença, a Mega Hits e a Rádio Sim aumenta a sua quota em 0,3 p.p. A Media Capital Rádios recua 0,3 p.p. para 23,6% e volta à segunda posição. Ainda assim, a MCR obtém o segundo melhor resultado do último ano.



Fonte: Bareme Rádio, Grupo Marktest
Universo: Indivíduos com 15 e mais anos, residentes em Portugal Continental - 8.563.501

Nota: Grupo r/com inclui R. Renascença, RFM, Mega Hits e R. Sim. Grupo MCR inclui R. Comercial, Cidade, M80, Vodafone FM e Smooth FM. Grupo RTP inclui Antena 1, Antena 2, Antena 3 e RDP África.


Comentários
Comente este artigo
Regras de Comentários
Agradecemos todos os comentários já que reforçam a qualidade do portal.
Pedimos que respeitem o código editorial, não utilizando linguagem que viole a lei ou a integridade dos demais.
O seu IP ficará na nossa base de dados sem que seja divulgado.
Home
MadeBy
Legislação
GateScope
mgate
Simulador
MissGate
WeeklyTv
Perfis
Notícias
Artigos
Eventos
Opinião
Publicações
TvGate
RadioGate
PressGate
OutGate
CineGate
APAP
DigitalGate
ICAP
APCT
APODEMO
Marktest
Obercom
API
APMP
GMCS
Criativos
APAN
APPM
ACEPI
MEDIAFONE