Internet
Blogues de viagens afirmam-se como novo meio de comunicação no universo do turismo
22 de junho de 2016
 

A  Associação Espanhola de Profissionais do Turismo (AEPT) organizou recentemente o primeiro encontro de bloguistas, cujo tema central foi a reflexão sobre a função dos blogues de viagens neste setor.

Entre algumas participações relevantes, Iosu López, Presidente da Organização de Madrid Travel Bloggers (MTB) e autor do blogue Mochileros TV, defendeu que “há temas que podem ter pouco ou mesmo nenhum espaço nos meios tradicionais, e aqui podemos expressá-los. Os blogues contribuem para a comunicação turística. A personalização é muito importante, já que o autor é associado a uma cara e assim mostra-se que é possível viajar.”

Em primeiro lugar, verificou-se que os blogues profissionais de viagens assumem realmente um grande papel no apoio aos especialistas do turismo. José Miguel Redondo (Sele), autor do blog “El Rincón de Sele” (em português “O Canto de Sele”), observou que "o conteúdo é vivo. Nós inspiramos as pessoas a querer conhecer o destino. O blogue é bidirecional e tem um público altamente segmentado. Nele se descrevem, de forma subjetiva, experiências, sensações e informações práticas, mas sempre documentadas objetivamente, por ser feita muita leitura prévia.”

Os oradores e participantes puderam ainda discutir se os blogues são informação, promoção ou a melhor maneira de ajudar e facilitar o trabalho dos profissionais do turismo, entre outros temas. Yolanda de Aguillar, Diretora Geral do Palácio de Férias e Congressos de Málaga, Vice-presidente da Associação de Férias Espanholas e vencedora do prémio Hermestur 2016, afirmou que, para ela, “a confiança e a publicidade” são os dois principais riscos que os blogues enfrentam. “É um setor que está a evoluir muito rápido. Eles (blogues) são a vanguarda da mudança e é um fenómeno muito mais relacionado com o destino do que com o produto em si. [Os bloguistas] entram na pele dos seus leitores para escrever os artigos.”

Fabian Gonzalez, Diretor de Marketing da Casual Hoteles, defendeu, por sua vez, que o setor turístico é “ponta-de-lança” no que se refere às redes sociais. “É possível alterar o marketing graças à sua bidirecionalidade e nós aproveitamos a oportunidade para fazer com que o cliente venha até nós e para que não tenhamos de o ir buscar”. O Diretor de Marketing fez ainda distinção entre três tipos de bloguistas: “os profissionais, os que estão a aprender e os egobloguistas, que não contribuem em nada. Temos de saber como colaborar com eles para gerar conteúdo interessante para o leitor, já que as suas mensagens têm maior riqueza e qualidade. Vivem da sua credibilidade, apesar de ainda serem tratados como se fossem uma raça à parte”

Conclusões úteis para a indústria do turismo

  • Estamos perante uma evolução na comunicação. Os blogues tornaram-se um novo meio que, graças às redes sociais, tem ganho projeção e está a revolucionar o marketing.
  • Os leitores de blogues são um público hipersegmentado, algo bastante importante para confiar num meio. Além disso, é possível fazer a medição com ferramentas credíveis, verificáveis e atualizadas.  
  • São influenciadores, mas nem todos são dignos de tudo. Influenciam, especialmente na fase de inspiração, de escolha do destino da viagem, assim como na fase de planeamento. Algumas empresas não estão certas sobre o seu potencial.
  • À semelhança de outros meios profissionais, os blogues cobram por patrocínio ou promoção, mas mantêm a sua subjetividade por questões de ética e credibilidade.
  • Para que a colaboração seja eficaz, é importante haver formação no ambiente digital e escolher com base em investigação e conhecimento.
Comentários
Comente este artigo
Regras de Comentários
Agradecemos todos os comentários já que reforçam a qualidade do portal.
Pedimos que respeitem o código editorial, não utilizando linguagem que viole a lei ou a integridade dos demais.
O seu IP ficará na nossa base de dados sem que seja divulgado.
Home
MadeBy
Legislação
GateScope
mgate
Simulador
MissGate
WeeklyTv
Perfis
Notícias
Artigos
Eventos
Opinião
Publicações
TvGate
RadioGate
PressGate
OutGate
CineGate
APAP
DigitalGate
ICAP
APCT
APODEMO
Marktest
Obercom
API
APMP
GMCS
Criativos
APAN
APPM
ACEPI
MEDIAFONE