Parece que a tradição de Natal já não é o que era, e a prová-lo está o facto de as cartas dirigidas ao Pai Natal estarem a dar definitivamente lugar a wish lists digitais, as quais muito partilhadas nas mais variadas redes sociais. E, se há alguns anos atrás, os chocolates, os gadgets e os brinquedos ocupavam as preferências, este ano o dinheiro é o presente mais desejado pelos jovens portugueses no universo digital.
As conclusões são avançadas pela E.Life, empresa de inteligência de mercado e gestão de relacionamento nas redes sociais, no âmbito do estudo “Wish list de Natal dos portugueses no Twitter”. A análise teve por base a monitorização de 1.700 tweets de 1.454 utilizadores únicos com idades entre os 13 e os 20 anos e foi realizado entre 19 de novembro e 15 de dezembro.
A pesquisa mostra, então, que o dinheiro surge como a opção mais interessante, com os jovens a destacar a possibilidade de poderem decidir o que comprar depois do Natal. Adicionalmente, revela que os portugueses esperam encontrar “no sapatinho” roupa e bilhetes para concertos, sobretudo para o de Justin Bieber. Refira-se, ainda, que 39% dos utilizadores afirmam que vão pedir os referidos presentes aos pais.
Outro dado interessante é o elevado número de tweets em que os jovens referem não saber o que pedir para o Natal. Os posts demonstram uma menor ansiedade em relação à chegada da quadra natalícia, que pode ser explicada, por exemplo, pelo facto de os adolescentes irem recebendo o que querem ao longo do ano.
Os dados analisados permitem concluir que o telemóvel é visto como o meio para falar com os amigos, sendo a funcionalidade mais valorizada do que o equipamento em si. O iPhone continua, ainda assim, a ser um objeto de desejo – a maior parte dos internautas possui um Android, mas uma parte considerável refere que gostaria de ter um smartphone da Apple.
De acordo com a E.Life, o público em análise representa “uma geração que ‘vive’ online, que procura informação, música e relacionar-se de forma imediata e a todo o momento. Trata-se de jovens muito presentes nas redes sociais e que na bio de Twitter referem, por exemplo, possuir perfis no Snapchat e no Instagram”.