Sampaio da Nóvoa é o segundo candidato com mais seguidores (31 mil) e o mais mencionado pelos internautas na rede social (168 mil referências)
Vote
Notícias
Paulo de Morais lidera campanha para as Presidenciais no Facebook
21 de janeiro de 2016


A pouco mais de 72 horas do momento eleitoral que irá determinar o próximo Presidente da República Portuguesa, a E.Life aponta aquele que, no Facebook, é o grande vencedor da campanha virtual para as Presidenciais 2016. O estudo da empresa de inteligência de mercado e gestão de relacionamento nas redes sociais decorreu entre 20 de dezembro e 20 de janeiro e analisou as páginas de Facebook de todos os candidatos à presidência e dos respetivos fãs.

A principal conclusão? Que Paulo Morais é o candidato com maior número seguidores na rede social, totalizando mais de 52 mil. No que diz respeito ao número de likes nas páginas oficiais das campanhas, Sampaio da Nóvoa e Marisa Matias ocupam os segundos lugares do pódio, com cerca de 31 mil e 25 mil, respetivamente.
 
A pesquisa “As Presidenciais do Facebook” permite ainda concluir que, além de liderar em número de seguidores, Paulo Morais representa o candidato com quem os internautas mais interagem, através de likes e comentários, contabilizando mais de 109 mil interações. Sampaio da Nóvoa segue de perto aquele candidato em número de interações, com um total de 100 mil, e chega mesmo a superar o seu conterrâneo de Viana do Castelo, no que se refere às menções dos utilizadores do Facebook. Ao todo, Sampaio da Nóvoa supera as 168 mil referências.
 
A análise da E.Life permitiu ainda determinar que a página de Vitorino Silva é, das existentes, a mais recente. No entanto, apesar do arranque tardio, o candidato natural de Rans, Penafiel, destacou-se e, em apenas em dez dias, conquistou cerca de 12 mil seguidores, assumindo quinto lugar deste ranking.

Já Marcelo Rebelo de Sousa foi, entre os dez candidatos, o único que não apresentou uma página oficial de campanha. Assim, e apesar de ser possível encontrar várias páginas de apoio à campanha “Juntos por Portugal”, o candidato nunca assumiu nenhuma como a oficial.

O presente estudo foi executado com base no Facebook Pages Performance, ferramenta do Buzzmonitor, a plataforma da E.Life para a monitorização e análise de social media.
Home
MadeBy
Legislação
GateScope
mgate
Simulador
MissGate
WeeklyTv
Perfis
Notícias
Artigos
Eventos
Opinião
Publicações
TvGate
RadioGate
PressGate
OutGate
CineGate
APAP
DigitalGate
ICAP
APCT
APODEMO
Marktest
Obercom
API
APMP
GMCS
Criativos
APAN
APPM
ACEPI
MEDIAFONE