A 13 e 14 de junho, o Village Underground, em East London, recebe pessoas do mundo inteiro, que procuram conhecer a arte de ser fadista
Vote
Notícias
SIC Internacional apoia musical Once In Fado
25 de fevereiro de 2016


A SIC Internacional é a televisão oficial do ‘Once in Fado’, o musical que explora o significado do Fado, recriando o ambiente lisboeta e promovendo a cultura e gastronomia portuguesas. Nos dias 13 e 14 de junho, o Village Underground, localizado no centro de East London, recebe pessoas do mundo inteiro, que procuram conhecer a arte de ser fadista.

Presente em 13 países e a emitir para o Reino Unido desde 2014, a SIC Internacional associa-se ao projeto que, afirma, “vai ao encontro da sua missão – levar Portugal para mais perto dos portugueses”.
 
“Assistimos a uma grande expansão internacional do Fado. Há novas vozes entre os portugueses que estão além-fronteiras, mas há ainda um grande trabalho de divulgação a fazer. Neste sentido, o apoio da SIC Internacional a este projeto é uma associação natural e de orgulho no património nacional”, realça Mónica Balsemão, diretora de marketing do Grupo Impresa.
 
Um original de Manuel Marçal, escrito por Tiago Torres da Silva e encenado por Matilde Trocado, Once In Fado conta com a presença de Madalena Alberto, atriz do West End em Londres, Matilde Cid e Francisco Salvação Barreto. A produção está a cargo de Sofia Noronha e das produtoras Fatum e Buzico.
 
A iniciativa será apresentada esta quinta-feira, às 19h00, no ‘Alô Portugal’, com a atuação em direto de Matilde Cid e Francisco Salvação Barreto. Em associação com o projeto, a SIC Internacional vai também desenvolver uma série de programas centrados na temática do Fado além-fronteiras. “Vai ser um conteúdo muito revelador, porque vai centrar-se na história do Fado pelo mundo e nas impressões de quem está lá fora e de quem agora descobre o Fado. A ideia é retratar o Fado em viagem, porque ele é uma canção portuguesa, mas é também uma canção do mundo”, sublinha Cláudia Rodrigues, coordenadora de canais internacionais.
 
Para que seja uma experiência imersiva, o musical Once In Fado vai recriar as ruas de Alfama e uma autêntica casa de fados. “Mais do que um musical, é a nossa homenagem ao fado. O apoio da SIC internacional é sem dúvida uma ajuda fundamental para levar ainda mais longe o Fado, que é Património oral e imaterial da Humanidade”, declara Manuel Marçal, produtor-executivo do Once in Fado.
 
O musical, que já tem pedidos para visitar outras cidades, como Berlim, Munique, Newark, Rio de Janeiro, São Paulo e Macau, conta também com o apoio do Museu do Fado, da Embaixada Portuguesa no Reino Unid e da TAP.
Home
MadeBy
Legislação
GateScope
mgate
Simulador
MissGate
WeeklyTv
Perfis
Notícias
Artigos
Eventos
Opinião
Publicações
TvGate
RadioGate
PressGate
OutGate
CineGate
APAP
DigitalGate
ICAP
APCT
APODEMO
Marktest
Obercom
API
APMP
GMCS
Criativos
APAN
APPM
ACEPI
MEDIAFONE