Iniciativa integra uma “Open Talk” a cargo de Teresa Nunes da Ponte, coordenadora do atelier que faz a conservação da Fundação Gulbenkian
Vote
Notícias
IADE celebra Dia da Mulher com visitas aos ateliers de várias artistas
2 de março de 2016


O IADE – Creative University prepara-se para celebrar o Dia Internacional da Mulher, que se assinala a 8 de março, com uma visita a alguns dos mais sonantes ateliers da baixa lisboeta liderados por mulheres. Pedrita, Bica Arquitectos, CASCA, ateliermob, Artéria e Helena Botelho são os seis estúdios que se associam à iniciativa e que vão abrir as portas ao público, gratuitamente, durante todo o dia. A iniciativa decorre entre o meio-dia e as 20h30 e é organizada pelo Women’s Creativity Since the Modern Movement (MoMoWo). Este projeto, cujo objetivo é incentivar a paridade no trabalho e na cultura, tem no IADE o único representante português e aposta na partilha dos trabalhos de arquitetas, engenheiras e designers europeias.

O dia arranca ao meio-dia, no Pedrita, estúdio liderado por Rita João, em conjunto com Pedro Ferreira, que tem trabalhado com empresas e instituições como Benetton, Água de Luso ou Casa da Música. O estúdio mantém-se aberto ao público até às 14h00. Também ao meio-dia, e até às 15h00, a Bica Arquitectos, atelier dedicado à edificação, reabilitação e remodelação urbana, abre as suas portas.

A meio da tarde, entre as 15h00 e as 18h00, é a vez de a equipa dirigida por Andreia Salavessa, do ateliermob, receber a iniciativa do MoMoWo. Artéria, atelier independente de reabilitação urbana, e Helena Botelho, arquiteta que tem um estúdio com o mesmo nome desde 1993, vão manter-se abertos entre as 16h00 e as 19h00. Por último, entre as 18h00 e as 20h30, é a CASCA, coordenada por Helena Jerónimo, será alvo da atenção de todos os interessados em arquitetura e design. O “Open Day” será realizado simultaneamente em Lisboa, Oviedo, Turim, Paris e Ljubljana, cidades promotoras do MoMoWo.

Teresa Nunes da Pontes, coordenadora e sócia do atelier que faz a conservação e manutenção da Fundação Calouste Gulbenkian, é a convidada de uma “Open Talk”, integrada no MoMoWo. A conversa vai decorrer no lounge do IADE, sendo que a arquiteta vai desafiar a assistência a refletir sobre o papel das mulheres na cultura. Teresa Nunes da Ponte foi a arquiteta responsável pelo restauro da Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, em 2009, e pela reabilitação dos espaços exteriores na área envolvente ao Elevador da Bica, em 2006.

O MoMoWo é cofinanciado pelo Creative Europe Programme within the Culture sub-programme. A coordenação científica e gestão do projeto para toda a Europa é da responsabilidade da professora do IADE Maria Helena Souto. A iniciativa decorre até 2018 e conta ainda com o apoio de escolas de Itália, França, Espanha, Holanda e Eslovénia.
Home
MadeBy
Legislação
GateScope
mgate
Simulador
MissGate
WeeklyTv
Perfis
Notícias
Artigos
Eventos
Opinião
Publicações
TvGate
RadioGate
PressGate
OutGate
CineGate
APAP
DigitalGate
ICAP
APCT
APODEMO
Marktest
Obercom
API
APMP
GMCS
Criativos
APAN
APPM
ACEPI
MEDIAFONE