Para além de alguns emojis que apresentam um caráter mais neutro, há uma princesa, uma noiva e ícones que ilustram os atos de cortar o cabelo e pintar
Vote
Notícias
Anúncio do Dia
4 de março de 2016


“Girl Emojis” é o nome do mais recente anúncio da Always, que chama a atenção para o facto de a figura feminina se encontrar representada de uma forma estereotipada no universo dos emojis.

Integrado na campanha “#LikeAGirl”, o novo spot mostra a posição de diversas raparigas face aos emojis femininos existentes. Segundo as jovens, os emojis são muito limitados e não permitem que estas se expressem como gostariam. Para além de alguns emojis que apresentam um caráter mais neutro, há uma princesa, uma noiva, um par de gémeas, uma dançarina e ainda ícones que ilustram os atos de cortar o cabelo e pintar as unhas. Quase todos incluem a cor rosa. Por outro lado, os emoticons masculinos incluem profissões, como as de polícia e detetive, e atividades desportivas, como andar de bicicleta, praticar surf, corrida e natação.

“A sociedade tem tendência para emitir mensagens subtis que podem limitar os atos e as escolhas das raparigas, aprisionando-as em estereótipos”, refere Lucy Walker, realizadora de documentários na Pulse Filmes e responsável pela realização do spot da Always.

De acordo com a Always, os emojis são particularmente importantes, já que são bastante utilizados pelos mais jovens. “Sabemos que as raparigas, sobretudo na adolescência, procuram integrar-se e, por isso, são facilmente influenciáveis pelo que dita a sociedade”, sublinha a marca. “Apurámos que sete em cada 10 raparigas sentem que a sociedade as limita ao projetar aquilo que devem ou não fazer”, conclui.

Recorde-se que esta não é a primeira vez que uma marca critica os emojis femininos. No ano passado, também a Dove destacou, numa campanha, que estes ícones expressivos tinham todos cabelo liso.

Home
MadeBy
Legislação
GateScope
mgate
Simulador
MissGate
WeeklyTv
Perfis
Notícias
Artigos
Eventos
Opinião
Publicações
TvGate
RadioGate
PressGate
OutGate
CineGate
APAP
DigitalGate
ICAP
APCT
APODEMO
Marktest
Obercom
API
APMP
GMCS
Criativos
APAN
APPM
ACEPI
MEDIAFONE