‘Estamos a voltar às nossas origens enquanto seres humanos – não somos 100% homens nem 100% mulheres’, diz José Rosseau, presidente do FC
Vote
Notícias
Fórum do Consumo. Afinal, o consumo tem ou não sexo?
11 de março de 2016


“O consumo não tem sexo. Estamos a voltar às nossas origens enquanto seres humanos – não somos 100% homens nem 100% mulheres”, revela José António Rosseau, presidente do Fórum do Consumo (FC). Esta foi, aliás, a principal conclusão da quarta conferência anual promovida pelo FC, que decorreu esta terça-feira, dia 8 de março, no ISCTE-IUL, em Lisboa, sob o tema “O consumo tem sexo?”. O evento, que visou debater a problemática do género no consumo, contou com a presença de diversas entidades ligadas ao setor do consumo, entre as quais o Banco Cetelem, Gfk, Kantar Worldpanel, Instituto de Negociação e Vendas, Ipsos-APEME, El Corte Inglés, O Boticário, Bioco Tradition, Sonae Sierra e Cisco.

Afinal, parece que não existe um consumo feminino e um masculino, mas sim um consumo híbrido. Ainda assim, José António Rousseau sublinha que “vivemos numa sociedade de consumo e o sexo feminino é visto como o mais consumista”.

Por seu lado, Pedro Camarinha e Diogo Pereira, do Observatório Cetelem, concluem, através de um estudo realizado em 2015, que “a mulher tem a primazia do consumo no setor automóvel”. Um facto inesperado, que acabou por surpreender todos os presentes.

Já António Gomes, da GfK, também através de uma pesquisa realizada a 1.200 portugueses, atesta que “os instintos têm influência nos hábitos do consumo”. Esta conclusão leva-o a caracterizar, com base em questões históricas, o consumidor masculino como um “caçador” e o consumidor feminino como um “coletor”.

Marta Santos, da Kantar Worldpanel, também é da opinião de que “é importante entender o que os targets têm por trás”, indicando que existem diferenças entre o shopper homem e o shopper mulher.

Por último, Carlos Liz, diretor da Ipsos-APEME, declara que “o consumo é o grande palco para todas as questões sociais”.

O FC é um espaço neutro e aberto, dedicado ao debate construtivo e ao estudo dos fenómenos das relações comerciais e de consumo.
Home
MadeBy
Legislação
GateScope
mgate
Simulador
MissGate
WeeklyTv
Perfis
Notícias
Artigos
Eventos
Opinião
Publicações
TvGate
RadioGate
PressGate
OutGate
CineGate
APAP
DigitalGate
ICAP
APCT
APODEMO
Marktest
Obercom
API
APMP
GMCS
Criativos
APAN
APPM
ACEPI
MEDIAFONE