Nomes incontornáveis das indústrias criativas de todo o mundo vão estar a dar aulas no IADE, gratuitas e abertas à comunidade, a partir de hoje
Vote
Notícias
Semana Internacional do IADE atrai especialistas estrangeiros das indústrias criativas a Portugal
14 de março de 2016


O IADE – Creative University recebe, a partir desta segunda-feira, dia 14 de março, mais de 25 especialistas internacionais das indústrias criativas de mais uma dezena de países, entre os quais Brasil, Áustria, Espanha, França, México, Alemanha, Dinamarca e Holanda.

Os profissionais preparam-se para dar aulas a alunos de design, marketing, publicidade e fotografia do instituto universitário e da comunidade em geral.

Trata-se da 10.ª edição da Semana Internacional, promovida pelo gabinete de relações internacionais do IADE, e cujo objetivo é fomentar “o intercâmbio e a partilha de conhecimento com estudantes e docentes de instituições internacionais parceiras”.
 
Entre os dias 14 e 18 de março, o IADE vai, assim, contar com mais de 60 palestras, entre aulas, conferências e workshops, orientadas pelos “novos” professores e que, com entrada gratuita, estão abertas à comunidade IADE e ao público em geral. Nesta edição, o tema da iniciativa é “O Oceano e a Humanidade”, tendo como mote uma passagem de um poema de Álvaro de Campos, heterónimo de Fernando Pessoa: “Porque eu amo infinitamente o finito”. O IADE pretende, desta forma, incentivar à reflexão de designers, marketeers, publicitários e criadores de imagens sobre o seu papel na construção de um futuro sustentável.
 
A obra e vida de Fernando Pessoa serviram, ainda, de inspiração às aulas de alguns destes docentes como, por exemplo, o alemão Helmut Voulliéme, que se debruça sobre os “passos” do escritor português por Lisboa, ou a dupla brasileira Paulo Mello e Geysa Rangel, que vai explicar como um dos nomes incontornáveis da literatura nacional está associado ao Design Thinking. Já o espanhol Xoan Luaces Fandiño, centra a sua palestra nos oceanos e no exílio americano, com o tema “Through the Atlantic Ocean to Hollywood”. Por sua vez, a aula de Óscar Yanel irá incidir sobre a relação entre o corpo e a água na fotografia, enquanto a dinamarquesa Susanne Lund, com uma vasta experiência na produção e cinema, irá convidar à reflexão sobre o sonho dos oceanos.
 
Por último, Portugal e Itália vão estar conjuntamente representados na Semana Internacional do IADE, com o relato da construção do projeto de Luciana Fina – artista que nasceu em Bari e vive em Lisboa desde 1991, e que tem um longo percurso na produção cinematográfica independente – sobre um prédio do Bairro das Colónias, no centro histórico de Lisboa. A criadora concebeu a instalação díptico Terceiro Andar, baseada na história de vida de Fátima e Aissato, mãe e primogénita de uma numerosa família guineense.

No último dia do evento, dia 18 de março, os docentes convidados terão ainda a oportunidade de conhecer algumas particularidades culturais da cidade de Lisboa.
Home
MadeBy
Legislação
GateScope
mgate
Simulador
MissGate
WeeklyTv
Perfis
Notícias
Artigos
Eventos
Opinião
Publicações
TvGate
RadioGate
PressGate
OutGate
CineGate
APAP
DigitalGate
ICAP
APCT
APODEMO
Marktest
Obercom
API
APMP
GMCS
Criativos
APAN
APPM
ACEPI
MEDIAFONE