A grande reportagem aborda uma realidade que muitos portugueses ainda desconhecem – o avanço das mulheres no mundo do futebol
Vote
Notícias
SIC emite grande reportagem “A Menina Joga?”
29 de março de 2016


A SIC prepara-se para transmitir, no Jornal da Noite, “A Menina Joga?”, uma grande reportagem que aborda uma realidade que muitos portugueses ainda desconhecem – o avanço das mulheres no mundo do futebol. São quase seis mil as mulheres e raparigas em Portugal que jogam futebol, incluindo futsal e futebol de praia.
 
Em janeiro, 2.280 jogadoras estavam inscritas na Federação Portuguesa de Futebol. Seniores são 942. As restantes integram os escalões de formação. O futebol de onze tem cerca de 131 mil jogadores masculinos federados.
 
“As diferenças dos números não se notam no empenho, dedicação e paixão de homens e mulheres. Em Portugal, o futebol feminino é considerado uma atividade amadora, mas nem por isso deixa de trazer cada vez mais jogadoras aos campos de treino e aos torneios”, refere a estação de Carnaxide em comunicado.
 
Para muitas meninas  de nove anos, como a Joana, a Margarida e a Madalena, e adolescentes, como a Beatriz Correia, a bola é o brinquedo preferido. Os treinos fazem parte das rotinas semanais e, para  poderem progredir de forma mais rápida, integram equipas com meninos do mesmo escalão, porque sabem  que têm mais possibilidades de entrarem em torneios de competição. Sonham com as convocatórias para os jogos e falam do futebol como o que mais gostam de fazer na vida.
 
“A menina Joga?” vai mostrar, também, como é que mães de família, trabalhadoras e estudantes fazem tudo para não faltar aos treinos e aos jogos, arcando com os custos da paixão pela modalidade. É assim para Sandra Pires, lutadora de kickboxing, segurança e capitã da equipa do Belenenses, e para  Ana Cláudia, contabilista, modelo e jogadora do Ouriense.
 
Para algumas dezenas  de futebolistas, jogar e viver do futebol é uma realidade só possível no estrangeiro, onde são profissionais. Mais de metade das jogadoras da Selecção Nacional de Futebol Feminino joga em equipas dos Estados Unidos, Inglaterra, China, entre muitos outros países.
 
Edite Fernandes, de 36 anos, capitã de selecção nacional foi a primeira portuguesa a jogar como profissional numa equipa estrangeira. Depois dela, muitas outras se seguiram. Ana Borges, nascida e criada em Vinhó, perto de Gouveia, é hoje considerada uma das melhores jogadoras portuguesas e alinha agora pelo Chelsea. Carolina Mendes já andou por Espanha e pela Rússia, e tem lugar marcado na Selecção Nacional.
 
A grande reportagem “A Menina Joga?” é emitida esta quinta-feira, dia 31 de março, no Jornal da Noite.
Home
MadeBy
Legislação
GateScope
mgate
Simulador
MissGate
WeeklyTv
Perfis
Notícias
Artigos
Eventos
Opinião
Publicações
TvGate
RadioGate
PressGate
OutGate
CineGate
APAP
DigitalGate
ICAP
APCT
APODEMO
Marktest
Obercom
API
APMP
GMCS
Criativos
APAN
APPM
ACEPI
MEDIAFONE