‘Até que ponto há pessoas dispostas a ajudar alguém que está a ser humilhado, ameaçado, agredido?’ é a questão a que a nova rubrica irá responder
Vote
Notícias
Conceição Lino regressa à antena da SIC com novo programa “E Se Fosse Consigo?”
15 de abril de 2016


“E Se Fosse Consigo?” é o novo programa de Conceição Lino e que a SIC se prepara para estrear na próxima segunda-feira, dia 18 de abril, após o Jornal da Noite. O novo formato, que será emitido semanalmente, sempre à segunda-feira, marca o regresso da jornalista aos ecrãs e tem como objetivo testar cidadãos anónimos face aos valores que defendem e à capacidade ou incapacidade de intervenção na defesa de outros.

“Muitas vezes, os portugueses são confrontados com notícias que revelam atitudes e atos condenáveis numa sociedade aberta e tolerante, mas será que colocados perante situações semelhantes, como espetadores, teriam as reações adequadas às opiniões ou convicções que manifestam em público?”, questiona a rubrica em comunicado. “Até que ponto há pessoas dispostas a ajudar alguém que está a ser humilhado, ameaçado, agredido?”, acrescenta.

É exatamente isso que o programa “E Se Fosse Consigo?” procura testemunhar, através de situações fictícias relacionadas com problemas da sociedade portuguesa que têm origem na intolerância, no preconceito e no desrespeito. Como será que os portugueses atuariam no caso de depararem com um jovem que agride a namorada, um idoso que é maltratado, um casal homossexual que é ofendido ou uma mãe que rebaixa uma filha?

As experiências sociais preparadas para desencadear reações são protagonizadas por atores, alunos e ex-alunos da ACT-Escola de Atores, que tiveram orientação, ensaios prévios e acesso a um guião, de modo a garantir maior veracidade a cada situação. Conceição Lino dirigiu as diversas fases de elaboração das experiências sociais e, durante as gravações, acompanhou, numa régie escondida em cada local, o desenrolar das gravações, dando indicações aos atores e confrontando depois as reações dos cidadãos.

O programa pretende, desta forma, levar os espectadores a uma autoanálise dos seus próprios comportamentos e convicções e valorizar os bons exemplos de cidadãos dispostos colocar-se no lugar do outro. Por essa razão, o programa foi concebido para poder ir além do ecrã de televisão e lançar o debate nas redes sociais e em diversas plataformas digitais. “E Se Fosse Consigo?” será, portanto, uma marca transversal aos diversos sites e redes sociais do grupo Impresa, SIC e SIC Notícias. Todas as semanas, a revista Visão terá um artigo relacionado com o tema e com o programa da SIC.

Também pela primeira vez um programa de informação terá uma música original. Conceição Lino desafiou Carlão e Boss AC para criarem um tema sobre os preconceitos, a indiferença e a intolerância e os músicos aceitaram de imediato o desafio. O formato terá igualmente um videoclip, realizado por Hugo Sousa e Rui Berton.

O núcleo base da equipa de Conceição Lino integra a produtora editorial Isabel Mendonça, os jornalistas Ana Lúcia Martins e Guilherme Lima, o editor de imagem Rui Berton e o repórter de imagem Roger Nicolau.
Home
MadeBy
Legislação
GateScope
mgate
Simulador
MissGate
WeeklyTv
Perfis
Notícias
Artigos
Eventos
Opinião
Publicações
TvGate
RadioGate
PressGate
OutGate
CineGate
APAP
DigitalGate
ICAP
APCT
APODEMO
Marktest
Obercom
API
APMP
GMCS
Criativos
APAN
APPM
ACEPI
MEDIAFONE