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A sua marca já descobriu o Instagram?
2 de dezembro de 2016


Com mais de 500 milhões de utilizadores ativos, ultrapassando outras redes sociais como o Twitter e o Tumblr, o Instagram tornou-se rapidamente numa plataforma chave para anúncios online. Este ano, estima-se que a receita publicitária atinja os 3,2 milhões de dólares, com os mais de 200 mil anunciantes ativos.

Porquê anunciar no Instagram?

Comunidade em expansão
A rede social ganhou popularidade entre os anunciantes devido à sua expansão acelerada. Após ultrapassar recentemente os 500 mil utilizadores, em 2017 estima-se que 50% de todos os utilizadores de redes sociais usem esta aplicação. O rápido crescimento foi impulsionado por jovens dos 18 aos 29 anos, que consideram o Instagram divertido e fácil de usar.

Plataforma Mobile
O mobile domina o modo como as pessoas consomem media digital, tornando-se, por isso, numa componente obrigatória para qualquer estratégia de marketing. As aplicações mobile representam cerca de 52% do tempo total gasto em medias digitais. Para os marketers, a capacidade do Instagram fornecer acesso a uma vasta audiência recetiva é a chave para o sucesso.

Formato dos anúncios
Os anúncios no Instagram aparecem no mesmo formato que os posts standard, permitindo aos anunciantes uma integração natural no feed de cada utilizador. Esta característica possibilita um envolvimento 20 a 60% superior aos comuns display ads, algo quase impossível de encontrar noutras aplicações.

Tráfego constante do Feed
Ao contrário do Facebook e Linkedin, a experiência do utilizador de Instagram é predominantemente visual e dentro da aplicação. O uso de links externos é condicionado, mas a aplicação permite que os marketers contornem esta questão, possibilitando o uso de links incorporados nos anúncios.

Formato de anúncios

Um anúncio no Instagram é quase idêntico ao post padrão da aplicação. No entanto, um anúncio pode conter link para a página do anunciante ou imagens deslizantes para evidenciar o produto ou serviço anunciado. A plataforma de anúncios do Instagram suporta 4 formatos:
• Fotografias: narrativa de uma história forte, através de uma imagem simples, mas atrativa. Este formato assemelha-se àquilo que normalmente os utilizadores veem no seu feed.
• Vídeos: mostrar o produto em ação! Os vídeos podem ter até 60 segundos e são reproduzidos automaticamente quando aparecem no centro do feed do utilizador.
• Anúncios em carrossel: inclui o uso de várias imagens ou vídeos num único anúncio. Os utilizadores deslizam o anúncio para a esquerda para visionar todo o conteúdo.
• Anúncios dinâmicos: permite filtrar e apresentar conteúdos mais personalizados, de acordo com aquilo que o utilizador visitou no site.

Como escolher o CTA apropriado?


Os botões call to action são imprescindíveis em qualquer anúncio e a sua função é instruir o utilizador sobre o modo de interação com o anúncio. Os anunciantes no Instagram podem escolher entre 8 botões: Reserve já, Contacte-nos, Download, Saiba mais, Compre já, Inscreva-se, Ver mais e, em breve, Doe mais.

Quer seja um anunciante de Instagram experiente ou esteja apenas a dar os primeiros passos nesta gigante rede social, consulte o guia abaixo para elevar a performance de marketing ao nível seguinte e tirar o máximo partido desta rede social.


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