Notícias
Google é a marca mais relevante
12 de junho de 2013

O estudo MeaningfulBrands 2013, do Havas Media Group, demonstra que os resultados das marcas relevantes são 120% superiores aos resultados do mercado bolsista e que a desconexão entre as marcas e as pessoas permanece, com a maioria dos inquiridos a não se importar se mais de 73% das marcas deixassem de existir.

Em 2013, o Meaningful Brand Index, composto por 25 empresas, é liderado pela Google, seguida pela Samsung, Microsoft, Nestlé e Sony. Logo abaixo do top cinco surgem a Ikea, Dove, Nike, Wal-Mart, Danone, Philips e Procter & Gamble. Em 2013, metade das marcas que compõem o top 10 estão ligadas ao setor da tecnologia.

De acordo com a análise da Havas Media, apenas 20% das marcas fazem a diferença “de uma forma relevante e positiva para o bem-estar das pessoas”. O estudo reporta, para este indicador, um “grande e crescente desfasamento” entre os mercados desenvolvidos e os emergentes – na Europa e nos Estados Unidos é de apenas 5% e 9%, respetivamente, enquanto na América Latina e na Ásia ascende aos 27% e aos 39%.

Os inquiridos europeus e norte-americanos revelam que não sentiriam a falta de 92% das marcas, enquanto na América Latina a percentagem cai para 58% e na Ásia para 49%. Nestes dois mercados, o envolvimento com as marcas é seis vezes superior ao dos mercados ocidentais.

As expetativas dos consumidores ocidentais não estão a ser correspondidas, refere a Havas Media, fator que potencia uma “crescente falta de confiança e indiferença” relativamente às marcas. Na Europa Ocidental e nos Estados Unidos, apenas 29% e 28% dos consumidores, respetivamente, consideram que as marcas se esforçam para melhorar a sua qualidade de vida. Nestas regiões, apenas 21% pensam que a comunicação é honesta, perante uma média global de 32%, 37% na América Latina e 50% na Ásia.

Consulte, abaixo, a infografia do estudo.



Fonte: GCI
Home
MadeBy
Legislação
GateScope
mgate
Simulador
MissGate
WeeklyTv
Perfis
Notícias
Artigos
Eventos
Opinião
Publicações
TvGate
RadioGate
PressGate
OutGate
CineGate
APAP
DigitalGate
ICAP
APCT
APODEMO
Marktest
Obercom
API
APMP
GMCS
Criativos
APAN
APPM
ACEPI
MEDIAFONE