“Tabu”, de Miguel Gomes, foi eleito o melhor filme do ano e arrecadou duas das nove categorias para as quais estava nomeado
Vote
Notícias
RTP2 exibe Prémios Sophia 2013 e “Tabu”
25 de outubro de 2013


A RTP2 vai exibir no sábado, dia 26 de outubro, a cerimónia de entrega dos prémios de cinema português Sophia 2013. Após a emissão, a estação transmite o filme “Tabu”, considerado pela academia o melhor filme do ano.

“Tabu”, de Miguel Gomes, foi eleito o melhor filme do ano e arrecadou duas das nove categorias para as quais estava nomeado, acumulando a distinção de melhor montagem. “Florbela” foi o grande vencedor, com seis prémios em 15 nomeações – melhor realizador, para Vicente Alves do Ó, melhor atriz, para Dalila Carmo, melhor atriz secundária, para Anabela Teixeira, melhor fotografia, melhor som e melhor guarda-roupa.

O segundo filme mais premiado foi o épico “As Linhas de Wellington”, que recebeu o prémio de melhor ator secundário, atribuído a Albano Jerónimo, melhor argumento original, melhor direção artística e melhor caracterização. “Operação Outono” venceu nas categorias de melhor ator, recebido por Carlos Santos, e melhor argumento adaptado. Ao mestre Manoel de Oliveira, que não marcou presença na cerimónia, foi atribuído o Prémio de Mérito e Excelência, pelos 82 anos de carreira.

A cerimónia, promovida pela Academia Portuguesa de Cinema, realizou-se a 6 de outubro, no Teatro Nacional de São Carlos. Estes prémios são equivalentes aos Goyas em Espanha, aos Césares em França e aos Óscares nos Estados Unidos.
Home
MadeBy
Legislação
GateScope
mgate
Simulador
MissGate
WeeklyTv
Perfis
Notícias
Artigos
Eventos
Opinião
Publicações
TvGate
RadioGate
PressGate
OutGate
CineGate
APAP
DigitalGate
ICAP
APCT
APODEMO
Marktest
Obercom
API
APMP
GMCS
Criativos
APAN
APPM
ACEPI
MEDIAFONE