A nova plataforma, criada pela equipa de inovação da empresa portuguesa Edge Innovation, “vai estar aberta a todo o tipo de trabalhos jornalísticos”
Vote
Notícias
iFundNews, jornalismo financiado pelos leitores
11 de novembro de 2013


A iFundNews, uma plataforma online de jornalismo financiada através de crowdfunding, vai ser apresentada na terça-feira, dia 12 de novembro, em Lisboa. O objetivo é “revitalizar” os trabalhos de investigação, explica Sofia Gomes, uma das responsáveis pelo projeto, à Lusa.

A nova plataforma, criada pela equipa de inovação da empresa portuguesa Edge Innovation, “vai estar aberta a todo o tipo de trabalhos jornalísticos e vai ter também uma categoria aberta (opinião), para qualquer cidadão que nela queria participar”, revela Sofia Gomes.

“Deixámos de ter trabalhos de fundo, deixámos de ter trabalhos de investigação, porque a crise que vivemos não o permite”, justifica Sofia Gomes, acrescentado que a iFundNews nasceu da ideia de declínio associada ao jornalismo português. Os cortes nas redações e nos orçamentos para investigação, podem ser, na perspetiva da responsável, combatidos através do crowdfunding.

Outro dos objetivos da iFundNews é ajudar os jornalistas desempregados e freelancers “sem teto”: “Há muitos jornalistas com trabalho sério feito e que não têm onde o publicar. A plataforma pretende colmatar isso e dar caminho.”

O projeto, garante a responsável, não está ligado a grupos de media ou grupos económicos, pelo que assume uma “orientação muito clara de imparcialidade, transparência, clareza e facilidade”.

Mais informação aqui.
Home
MadeBy
Legislação
GateScope
mgate
Simulador
MissGate
WeeklyTv
Perfis
Notícias
Artigos
Eventos
Opinião
Publicações
TvGate
RadioGate
PressGate
OutGate
CineGate
APAP
DigitalGate
ICAP
APCT
APODEMO
Marktest
Obercom
API
APMP
GMCS
Criativos
APAN
APPM
ACEPI
MEDIAFONE