O artista António Jorge Gonçalves e os seus “Desenhos de Cordel” foram os eleitos para a iniciativa
Vote
Notícias
MOP promove primeira exposição em espaço comercial no Metro de Lisboa
7 de março de 2014


A MOP vai promover, pela primeira vez, uma exposição cultural em espaço comercial, nas estações do Metro de Lisboa. O artista António Jorge Gonçalves e os seus “Desenhos de Cordel” foram os eleitos para a iniciativa.

“Reconhecemos com frequência a presença de marcas comerciais em museus, festivais ou noutros espaços dedicados à difusão de obras artísticas. Mas não é todos os dias que a arte tem a possibilidade de ocupar os espaços da comunicação publicitária”, aponta a MOP, sobre a exposição.

António Jorge Gonçalves é um desenhador que divide a sua atividade entre as novelas gráficas, o cartoon político e os palcos, onde desenha ao vivo com músicos, bailarinos e atores. É utilizador frequente do metro, que já tinha sido o palco do seu trabalho “Subway Life”, em que desenhou pessoas sentadas nos comboios, pelo mundo inteiro.

O nome da exposição – “Desenhos de Cordel” – é, de acordo com a MOP, “um piscar de olho à tradição renascentista da literatura de cordel”, a forma de circulação popular de pequenas narrativas que eram impressas em folhetos e, posteriormente, expostos pendurados numa corda.

Entre 12 e 18 de março, a exposição vai estar patente na estação do Saldanha, na linha amarela. A 19 de março muda-se para São Sebastião, na linha azul, onde permanece até 25 de março. Posteriormente, de 26 de março a 1 de abril, vai estar patente na estação da Alameda, linha verde.
Home
MadeBy
Legislação
GateScope
mgate
Simulador
MissGate
WeeklyTv
Perfis
Notícias
Artigos
Eventos
Opinião
Publicações
TvGate
RadioGate
PressGate
OutGate
CineGate
APAP
DigitalGate
ICAP
APCT
APODEMO
Marktest
Obercom
API
APMP
GMCS
Criativos
APAN
APPM
ACEPI
MEDIAFONE