Notícias
Google, Delta e Nestlé, as mais reputadas em Portugal
27 de maio de 2014

A Google, a Delta e a Nestlé são as empresas/marcas com melhor reputação em Portugal, revela a edição de 2014 do estudo “Portugal RepTrak Pulse – Companies & Brands”, do Reputation Institute. A análise, que contou com a participação de mais de 40 mil portugueses, que avaliaram mais de 170 empresas, permitiu ainda determinar a reputação do ambiente económico em Portugal, que aumentou pela primeira vez nos últimos dois anos.

No top 10 das marcas mais reputadas em Portugal, seis são portuguesas – Delta, Renova, Sumol Compal, Luso, Vista Alegre e RFM. SuperBock, Pingo Doce e TAP fazem parte do top 20, dominado por multinacionais. Deste top também fazem parte a Danone, a Microsoft, a Rolex, a Sony e a Ikea, entre outras.

A boa reputação das marcas e empresas é decisiva para os consumidores, já que 73% pretendem recomendar e comprar produtos e serviços das empresas no top 10. O ranking é também relevante para os investidores, uma vez que 52% referem estar dispostos a investir no grupo das 10 com melhor reputação.

O estudo avaliou também a reputação das empresas que integram o PSI 20. A Sonae foi considerada a mais reputada, seguida por CTT, Galp, Jerónimo Martins e Grupo Portucel Soporcel.

No setor da energia, a Galp lidera a lista, seguida pela EDP e pela Repsol. À frente das marcas da banca estão dois bancos nacionais, a Caixa Geral de Depósitos e o Montepio, seguidos pelo alemão Deutsche Bank. A Ikea é mais reputada no retalho, com a Fnac e o Pingo Doce a encerrarem o top três. Renova, L’Oréal e Unilever lideram entre os produtos de consumo. O setor de alimentação e bebidas é liderado por uma empresa portuguesa, a Delta, seguida pela Nestlé e pela Danone.

A cadeia portuguesa H3 foi considerada a empresa mais reputada na restauração, com a McDonald’s e a Telepizza em segundo e terceiro lugar. A TAP foi considerada a transportadora aérea com melhor reputação, à frente da Emirates e da Easy Jet. A Vodafone lidera no setor das telecomunicações, seguida pela Zon Optimus (agora Nos) e pela PT/Meo. No setor dos media, os portugueses elegeram a RFM, a SIC e a Rádio Comercial.

A Bayer foi considerada a mais reputada no setor farmacêutico, com a Bial e a MSD a completar este ranking. Google, Microsoft e Apple foram consideradas as marcas de computadores mais reputadas e a Sony ficou à frente da Samsung e da Philips no setor de electrónica.

Abaixo, o vídeo de apresentação do estudo internacional.


Home
MadeBy
Legislação
GateScope
mgate
Simulador
MissGate
WeeklyTv
Perfis
Notícias
Artigos
Eventos
Opinião
Publicações
TvGate
RadioGate
PressGate
OutGate
CineGate
APAP
DigitalGate
ICAP
APCT
APODEMO
Marktest
Obercom
API
APMP
GMCS
Criativos
APAN
APPM
ACEPI
MEDIAFONE