A conclusão é de um estudo desenvolvido pelo IPAM – The Marketing School, que inquiriu 300 gestores de micro, pequenas, médias e grandes empresas
Vote
Notícias
Empresários e líderes nacionais defendem criação de nova geração de líderes empresariais
2 de dezembro de 2014



A maioria dos empresários e líderes nacionais (93%) defende que o momento atual de relançamento da economia exige a criação de uma nova geração de líderes empresariais. A conclusão é de um estudo desenvolvido pelo IPAM – The Marketing School, que contou com a participação de 300 inquiridos do universo empresarial, dos quais 58% desempenham funções de liderança, 50% tem formação em marketing e 75% integram os quadros de empresas de média e grande dimensão.

O trabalho de investigação, desenvolvido no âmbito da Pós-Graduação em Marketing Management do IPAM, traça uma radiografia da política de gestão atualmente aplicada pelas empresas que operam no mercado nacional.

Os inquiridos enumeram igualmente as principais estratégias de gestão a adotar para o relançamento das empresas, após o forte ciclo de contração. Melhorar a relação e a interação com os consumidores e investir em capital humano qualificado e empreendedor são, na opinião da maioria foram aquelas que reuniram mais votos. 91% dos inquiridos consideram ainda que as circunstâncias atuais requerem um perfil de gestor moderno, numa analogia à “coruja atenta”, que se caracteriza pelo foco nas prioridades de negócio, sólidos conhecimentos técnicos e uma inteligência emocional bem desenvolvida. O perfil “elefante vigilante” – gestores com larga experiência e para quem a mudança é lenta – reuniu apenas 5% da preferência dos respondentes.

Conhecimento técnico do produto e do negócio (80%), fortes competências relacionais (79%) e comunicador motivacional (73%) são, pela respetiva ordem e segundo o painel de inquiridos, as três principais características que o empresário ou gestor da atualidade deve reunir.

O IPAM – The Marketing School é um dos maiores institutos privados de ensino superior especializado na formação de profissionais da área de Gestão de Marketing. Desde 1984 a apostar na formação académica de gestores de topo, o IPAM conta atualmente com três estabelecimentos de ensino, sedeados no Porto, em Aveiro e em Lisboa. O IPAM faz parte da Talent, rede que concentra a maioria da oferta de cursos de Marketing e Design nas instituições privadas. 
Home
MadeBy
Legislação
GateScope
mgate
Simulador
MissGate
WeeklyTv
Perfis
Notícias
Artigos
Eventos
Opinião
Publicações
TvGate
RadioGate
PressGate
OutGate
CineGate
APAP
DigitalGate
ICAP
APCT
APODEMO
Marktest
Obercom
API
APMP
GMCS
Criativos
APAN
APPM
ACEPI
MEDIAFONE