Com esta ferramenta, um utilizador de internet pode saber a velocidade real da sua ligação à net e compará-la com a que tem contratada
Vote
Notícias
NET.mede ultrapassa meio milhão de entradas no 1º ano
3 de dezembro de 2014



O NET.mede, ferramenta criada pela ANACOM para medir a velocidade de acesso à internet, fez durante o seu primeiro ano de vida 450 mil testes. Deste total, cerca de 420 mil destinaram-se a avaliar a velocidade da ligação à Internet e 29 mil visaram verificar a existência de traffic shaping (gestão de débito das aplicações por parte dos operadores).

Em média, a ferramenta NET.mede realizou cerca de 37 mil testes por mês. O maior número de testes foi realizado entre as 18 h e as 00 horas, período do dia em que é gerado mais tráfego de Internet.

No total, o NET.mede registou durante o seu primeiro ano de vida um total de 533 mil entradas, com o número de visualizações de páginas a atingir 1,384 milhões. Do total de entradas, 95% foram feitas a partir de Portugal e 5% do estrangeiro, com o Brasil, Reino Unido, França e Estados Unidos entre os países a partir dos quais se registou maior utilização do NET.mede.

A duração média de cada sessão foi de 3:52 minutos.

A ANACOM lançou o NET.mede em 2 de dezembro de 2013 com o objetivo de dotar o mercado de mais informação e mais transparência. Com esta ferramenta, em 30 segundos, um utilizador de internet pode saber a velocidade real da sua ligação à net e compará-la com a que tem contratada com o seu fornecedor. Este serviço de apoio ao consumidor dá aos utilizadores de Internet informação objetiva, que poderá ser importante na gestão da relação com o seu prestador de serviço, designadamente questioná-lo sobre a qualidade do serviço que está a prestar.

O NET.mede permite também fazer o teste de traffic shaping, mecanismo usado pelos operadores para gerir o tráfego de Internet através da aplicação de restrições ao tráfego e à velocidade contratadas. Basta escolher o protocolo a testar - BitTorrent e Flash Video - e verificar se há ou não indícios de traffic shaping na ligação, segundo a Anacom.
Home
MadeBy
Legislação
GateScope
mgate
Simulador
MissGate
WeeklyTv
Perfis
Notícias
Artigos
Eventos
Opinião
Publicações
TvGate
RadioGate
PressGate
OutGate
CineGate
APAP
DigitalGate
ICAP
APCT
APODEMO
Marktest
Obercom
API
APMP
GMCS
Criativos
APAN
APPM
ACEPI
MEDIAFONE