A aplicação de uma taxa relacionada com os direitos de autor torna insustentável a continuidade do serviço de notícias da Google no país.
Vote
Notícias
Google News encerra em Espanha
11 de dezembro de 2014


A Google anunciou hoje que vai proceder ao encerramento do portal Google News em Espanha, o que significa que deixará de remeter para notícias e conteúdos jornalísticos espanhóis. O encerramento do portal de notícias da Google deverá ocorrer já no próximo dia 16 de dezembro.

A decisão surge na sequência de uma lei respeitante à propriedade intelectual, que entra em vigor no país em janeiro do próximo ano e obriga a um pagamento, por parte do gigante da internet e de outros agregadores de notícias, aos editores das publicações que vejam o seu conteúdo aí reproduzido. O valor da “compensação financeira” que os agregadores de notícias terão de pagar aos editores não é ainda conhecido.

Richard Gringas, responsável do Google News, explica, no Europe Blog da Google, que a plataforma não gera receitas através da publicidade e que, por isso, a aplicação de uma taxa relacionada com os direitos de autor, qualquer que seja o seu valor, torna “insustentável” a continuidade do serviço em Espanha.

De acordo com notícia avançada pelo jornal espanhol El País, Espanha será, então, o primeiro país do mundo a ficar privado dos serviços do Google News. No entanto, importa relembrar que também outros países, como a Alemanha, a França e a Bélgica, aprovaram normativas idênticas, embora com uma diferença: não seria obrigatório aos grupos editoriais cobrarem as referidas taxas.

Os efeitos da decisão da Google na visibilidade dos conteúdos produzidos pelas empresas de media espanholas são ainda difíceis de quantificar, mas a gigante tecnológica assegura que o seu serviço Google News gera, por mês, 10 mil milhões de cliques em todo o mundo.
Home
MadeBy
Legislação
GateScope
mgate
Simulador
MissGate
WeeklyTv
Perfis
Notícias
Artigos
Eventos
Opinião
Publicações
TvGate
RadioGate
PressGate
OutGate
CineGate
APAP
DigitalGate
ICAP
APCT
APODEMO
Marktest
Obercom
API
APMP
GMCS
Criativos
APAN
APPM
ACEPI
MEDIAFONE