Notícias
Prémio Sonae Media Art anuncia finalistas
17 de dezembro de 2014


O Prémio Sonae Media Art selecionou Diogo Evangelista, o coletivo Musa Paradisíaca composto por Miguel Ferrão e Eduardo Guerra, Tatiana Macedo, Rui Penha e Patrícia Portela como finalistas da sua primeira edição. A iniciativa, promovida pela Sonae em parceria com o Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu do Chiado [MNAC-MC], é bienal e tem como objetivo distinguir e divulgar criações artísticas na área da media art.

De um universo de 174 candidaturas recebidas, foram validadas 128 e escolhidos os cinco finalistas. Os trabalhos apresentados, 3 obras por cada candidatura, foram avaliados por um júri de seleção, composto por Sandra Vieira Jurgens (crítica, historiadora de arte e editora), Natxo Checa (curador e produtor na galeria ZDB, Lisboa) e Emília Tavares (curadora da área de Fotografia e Novos Media do MNAC-MC).

O Júri privilegiou os trabalhos em linguagem multimédia, dando particular relevo às dinâmicas interdisciplinares das obras apresentadas a concurso que têm correspondência e corroboram a sua coerência nos percursos artísticos dos cinco finalistas, que reúnem as condições de qualidade artística e concetual, inovação de projeto e capacidade interdisciplinar no entendimento do conceito media art.

A cada um dos cinco artistas finalistas é atribuída uma bolsa de 5.000€, destinada à criação de uma obra inédita. Os trabalhos dos artistas finalistas serão expostos no MNAC – Museu do Chiado entre 20 de novembro de 2015 e 31 de janeiro de 2016.

O vencedor do Prémio Sonae Media Art será escolhido entre os cinco finalistas, através de uma avaliação das obras em exposição. O júri de será constituído por: Lori Zippay (diretora executiva da Electronic Arts Intermix em Nova Iorque), Marco Martins (cineasta) e João Silvério (curador de arte contemporânea). A sua decisão sobre o vencedor será anunciada em dezembro de 2015.

O Prémio Sonae Media Art é bienal e atribui um montante de 40.000€ ao artista vencedor. Esta iniciativa integra o acordo de mecenato celebrado entre a Sonae e o MNAC-MC em fevereiro de 2014 e enquadra-se na política de responsabilidade corporativa da Sonae, que procura promover a criatividade e a inovação, estimular novas tendências e aproximar a sociedade à arte, nomeadamente através de manifestações culturais de relevo que permitam experiências enriquecedoras de desenvolvimento pessoal e coletivo.
Home
MadeBy
Legislação
GateScope
mgate
Simulador
MissGate
WeeklyTv
Perfis
Notícias
Artigos
Eventos
Opinião
Publicações
TvGate
RadioGate
PressGate
OutGate
CineGate
APAP
DigitalGate
ICAP
APCT
APODEMO
Marktest
Obercom
API
APMP
GMCS
Criativos
APAN
APPM
ACEPI
MEDIAFONE