Notícias
APAN dá a conhecer os cinco perfis dos consumidores portugueses com mais de 45 anos
29 de janeiro de 2015


A APAN (Associação Portuguesa de Anunciantes) apresentou ontem, na conferência anual ‘Os novos Novos’, em Lisboa, um estudo exclusivo que dá a conhecer os cinco segmentos motivacionais que caracterizam os consumidores portugueses com mais de 45 anos.

De acordo com a instituição, “56% do consumo em Portugal está centrado neste grupo alvo”. Por conseguinte, “são estas pessoas que estão hoje a sustentar a economia nacional”. A APAN garante ainda que as novas motivações e aspirações dos 45+ “ vão obrigar as empresas a mudar a forma como se relacionam com este grupo de consumidores”.

Active heart, work survivors, bitterness soul, familiy’s matriarch e good lifers foram os cinco segmentos motivacionais identificados pelo estudo e que permitem caracterizar as atitudes e motivações reais dos consumidores com mais de 45 anos. Os mesmos parecem igualmente reforçar a necessidade de se passar “de paradigma de análise, muito centrado em segmentação etária, para um outro, de diversidade e riqueza de informação”.

1. Active Heart (27%)
Um segmento transversal (45-64). Indivíduos com valorização e participação ativa nas diferentes redes estruturais: trabalho, família, comunidades. Pessoas bem “resolvidas” com a vida, que se sentem felizes.

2. Work Survivors (25%)
Os work survivors procuram sobreviver financeiramente no mundo atual. São pessoas de status social baixo, com estruturas familiares reduzidas, e pouco abertos à inovação. Tendencialmente sós, valorizam as rotinas trabalho-casa-amigos.

3. Biterness Soul (24%)
Caracterizam-se pelo isolamento, negativismo e angústia face a si próprios e ao que os rodeia. A sua casa é o “seu mundo”, a apatia e inação o seu modo de vida.

4. Family’s Matriarch (13%)
As avós altruístas, que valorizam as relações pessoais e gostam de aprender com as gerações mais jovens (netos) a felicidade da partilha. Gostam de se envolver na comunidade e de cuidar de si próprias.

5. Good Lifers (10%)
Segmento predominantemente feminino. Pessoas de status elevado, autoconfiantes, open minded e que apreciam o que a vida tem de melhor. Estão prontos para viver a vida. Estão nas relações, porque nelas se realizam. Valorizam a saúde e o corpo.

Os referidos segmentos, afirma a APAN, permitem “concluir que os consumidores com mais de 45 anos apresentam motivações e aspirações que habitualmente caracterizam um público-alvo mais jovem em idade”, ao mesmo tempo que possibilitam “analisar as prioridades e os aspetos mais relevantes para cada um dos segmentos e, assim, antecipar necessidades e comportamentos de consumo”. 
Home
MadeBy
Legislação
GateScope
mgate
Simulador
MissGate
WeeklyTv
Perfis
Notícias
Artigos
Eventos
Opinião
Publicações
TvGate
RadioGate
PressGate
OutGate
CineGate
APAP
DigitalGate
ICAP
APCT
APODEMO
Marktest
Obercom
API
APMP
GMCS
Criativos
APAN
APPM
ACEPI
MEDIAFONE