O thriller político sobre a operação que levou ao assassinato de Humberto Delgado pela PIDE vai ser transmitido dia 13 de fevereiro
Vote
Notícias
RTP2 assinala 50 anos sobre o assassinato de Humberto Delgado
12 de fevereiro de 2015


A RTP2 vai assinalar os 50 anos sobre o assassinato de Humberto Delgado com a exibição do filme “Operação Outono”, do realizador Bruno Almeida.

O thriller político sobre a operação que levou ao assassinato de Humberto Delgado pela PIDE vai ser transmitido esta sexta-feira, dia 13 de fevereiro, às 23 horas.

“Operação Outono” foi o nome de código dado à operação levada a cabo pela PIDE (Polícia Internacional e de Defesa do Estado), com o objetivo de assassinar o general Humberto Delgado. Esta longa-metragem retrata e desmonta a intriga que envolve o crime cometido pela polícia política a 13 de fevereiro de 1965, em Villanueva del Fresno, perto de Badajoz.

O filme inspira-se em factos verídicos, alguns dos quais foram recentemente descobertos por Frederico Delgado Rosa, biógrafo e neto do general Humberto Delgado, e retirados do seu livro “Humberto Delgado, biografia do general sem Medo”.

A ação decorre entre Portugal, Espanha, Argélia, Marrocos, França e Itália, no período entre 1964 e 1981. Nesta longa-metragem, a ação vai desde a preparação da operação levada a cabo pela PIDE até ao julgamento do caso em Tribunal, já depois do 25 de abril.

O filme “Operação Outono” foi distinguido em 2013 com os Prémios Sophia, tendo conquistado o Melhor Argumento Adaptado e o ator Carlos Santos recebeu o prémio para Melhor Ator pela sua interpretação de Inspetor Rosa Casaco. O ator foi igualmente distinguido com o Prémio Autores para Melhor Ator de Cinema pela Sociedade Portuguesa de Autores pela sua interpretação em "Operação Outono".
Home
MadeBy
Legislação
GateScope
mgate
Simulador
MissGate
WeeklyTv
Perfis
Notícias
Artigos
Eventos
Opinião
Publicações
TvGate
RadioGate
PressGate
OutGate
CineGate
APAP
DigitalGate
ICAP
APCT
APODEMO
Marktest
Obercom
API
APMP
GMCS
Criativos
APAN
APPM
ACEPI
MEDIAFONE