O Grupo conseguiu aumentar o resultado líquido em 20%, devido à subida da publicidade e à redução de custos.
Vote
Notícias
Media Capital alcança lucros de 16,5 milhões em 2014
27 de fevereiro de 2015


A Media Capital, grupo que detém meios como a TVI, a Rádio Comercial e a M80, aumentou o resultado líquido em 2014 em cerca de 20%, obtendo lucros de 16,5 milhões de euros. Os resultados relativos ao exercício de 2014 foram divulgados no site do grupo de media.

No plano operacional, o EBITDA da Media Capital melhorou 5%, tendo atingido os 40,9 milhões de euros e uma margem de 22,8%. De acordo com a empresa, este desempenho fica a dever-se, sobretudo, à melhoria da publicidade e à redução dos gastos.

No que refere à publicidade, o Grupo obteve um desempenho ligeiramente superior ao do mercado. Os rendimentos consolidados de publicidade cresceram 11%, quando se estima que o mercado tenha subido 10%.

A TVI garantiu a liderança de audiências em televisão, registando uma média de quota de audiência de 23,5% e de 26,5%, no total do dia e no horário nobre, respetivamente. A diferença face ao segundo canal mais visto foi de 4,4 pp, no primeiro caso, e de 2,9 pp, no segundo, que amplia as diferenças de 3,5 pp e 1,2 pp verificadas no ano anterior. A liderança da TVI em audiências mantém-se, quando a leitura destas é feita por grupos de canais, com 26% no total do dia e 28,4% em horário nobre, mais 3,6 pp e 2,1 pp do que o segundo grupo de canais concorrente.

Na vertente financeira, o segmento de televisão atingiu um EBITDA de 34,9 milhões de euros e uma margem de 23,7%, com a publicidade a subir 11%.

Já o segmento de produção audiovisual, diz a empresa que registou “uma melhoria substancial da rentabilidade”, com o EBITDA a atingir um milhão de euros, quando há um ano encerrou com 1,9 milhões de euros negativos. A melhoria resulta da conclusão da reestruturação iniciada em 2013.

O EBITDA do segmento de rádio ascendeu a 4,5 milhões de euros, a que correspondeu uma margem de 28,1%, melhorando 41% face ao período homólogo. Na quinta vaga de audiências de 2014, a Rádio Comercial manteve a liderança (quota de 22,7%) e a MCR, enquanto grupo de rádios, melhorou as medições face ao período homólogo, com uma quota de 32,8%, quando esta foi de 31,4% na última medição, realizada em 2013.

No plano digital, o bom desempenho ao nível da inovação e dos conteúdos permitiu que esta área registasse um crescimento relevante dos rendimentos de publicidade, reforçando  a contribuição positiva para o EBITDA do Grupo. 
Home
MadeBy
Legislação
GateScope
mgate
Simulador
MissGate
WeeklyTv
Perfis
Notícias
Artigos
Eventos
Opinião
Publicações
TvGate
RadioGate
PressGate
OutGate
CineGate
APAP
DigitalGate
ICAP
APCT
APODEMO
Marktest
Obercom
API
APMP
GMCS
Criativos
APAN
APPM
ACEPI
MEDIAFONE