Notícias
Público assinala 25 anos
3 de março de 2015


O jornal Público prepara-se para comemorar um quarto de século esta quinta-feira, dia 5 de março. Para assinalar a ocasião, o título detido pela Sonaecom vai contar com uma edição especial de aniversário, que terá como tema o tempo e que será conduzida pelo físico teórico João Magueijo, diretor convidado por um dia.

Em comunicado, o diário generalista justifica a escolha da temática tempo com o facto de este ano se celebrar o “Ano Internacional da Luz e os 100 anos da teoria da relatividade geral de Einstein”.

A edição do jornal de dia 5 de março, que será distribuída de forma gratuita pelos leitores, vai apresentar mais de 100 páginas e contará com três grandes blocos temáticos – tempo de tudo, tempo de agora e tempo das últimas 24 horas. Incluirá ainda textos e entrevistas dos convidados de João Magueijo. O arquiteto Álvaro Siza, por exemplo, ficará responsável por apresentar uma “história aos quadradinhos, aberta à interpretação de quem os aprecie” e uma seleção de 25+1 momentos em que o tempo histórico acelerou ou regrediu no último quarto de século.

Ainda no mesmo dia, será publicado no site do Público o vídeo Um dia normal. Com 1.440 minutos, tantos quantos os que cabem em 24 horas, o vídeo traça um retrato de Portugal em 2015.

Mas as comemorações do 25.º aniversário do jornal diário não terminam por aqui. No dia 6 de março, o Ípsilon escreve sobre The Clock, de Christian Marclay e no dia 7, sábado, a Fugas dá uma volta ao mundo em 27 dias. Domingo, dia 8 de março, a revista 2 entrevista 12 portugueses “fora do tempo”, numa escolha do físico Carlos Fiolhais, e antecipa, pela voz de 22 especialistas, Portugal em 2040.
 
A propósito do futuro, o Público enterra, em parceira com a EDP, uma cápsula do tempo, para ser aberta no 50.º aniversário do jornal. O artista urbano Vhils começará, também na 2, a levantar a ponta do véu de um projeto, que culminará no verão, com 25 desenhos que o artista fez a partir de 25 capas do Público.
 
A data será ainda celebrada com a realização da iniciativa Conversa sobre o tempo, na qual participarão João Magueijo, a cosmóloga Marina Cortês, o historiador Ramada Curto, o crítico de arte Alexandre Melo e o filósofo Nuno Nabais. Será também exibido o filme The Clock, de Christian Marclay, Leão de Ouro na Bienal de Veneza. O evento realiza-se no dia 5 de março, a partir 18h30, na Sala Luís Freitas Branco, no CCB. A entrada é gratuita.
Home
MadeBy
Legislação
GateScope
mgate
Simulador
MissGate
WeeklyTv
Perfis
Notícias
Artigos
Eventos
Opinião
Publicações
TvGate
RadioGate
PressGate
OutGate
CineGate
APAP
DigitalGate
ICAP
APCT
APODEMO
Marktest
Obercom
API
APMP
GMCS
Criativos
APAN
APPM
ACEPI
MEDIAFONE