Entre os perfis de hoje encontram-se os de José Alberto Carvalho, Pedro Lamares, Sandra Vilarinho e Jonathan MacDonald
Vote
Notícias
LigateàMedia associa-se ao TEDxOporto 2015
6 de abril de 2015




O LigateàMedia associou-se ao TEDxOporto 2015, um evento anual que se realiza desde 2010 e que tem como objetivo partilhar conceitos, ideias e experiências que motivam a intervenção humana na comunidade portuense.

Sob o tema “The Main Thing”, a edição deste ano pretende servir de reflexão para o que realmente importa nas nossas vidas, na sociedade, nas ciências e nas artes.

O evento tem lugar no próximo dia 18 de abril, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, e conta com mais de 20 oradores e performances.

Durante esta semana, o LigateàMedia apresenta diariamente os perfis de quatro oradores presentes na 6.ª edição do TEDxOporto. Hoje é a vez do jornalista José Alberto Carvalho, do ator, encenador e formador Pedro Lamares, da psicóloga clínica e terapeuta sexual Sandra Vilarinho e de Jonathan MacDonald, fundador da Thought Expansion Network.



José Alberto Carvalho
Jornalista

Nasceu em Penacova, em 1967. Formado em Jornalismo pela Escola Superior de Jornalismo do Porto, iniciou a carreira profissional na TSF, de onde saiu para RTP. Na estação de televisão pública tornou-se na voz e no rosto do telejornal. Em 1992 estreou o terceiro canal, a SIC, no qual permaneceu durante uma década. Regressou à RTP e, em 2011, mudou-se para a TVI, estação em que ocupou o cargo de diretor de informação durante três anos. Atualmente, José Alberto Carvalho é consultor editorial de informação.



Pedro Lamares
Ator, encenador e formador

Tem 36 anos e estudou música e teatro na Escola de Jazz do Porto, na Universidade Católica e na Academia Contemporânea do Espectáculo (ACE). Na área do teatro integrou vários elencos, como Madalena, dramaturgia de Frei Luís de Sousa de Almeida Garrett, ou B612, adaptação de O Principezinho de Saint- Exupéry. No grande ecrã trabalhou, entre outros, com João Botelho, Joaquim Leitão e António Pedro Vasconcelos.

É professor convidado da escola profissional Balleteatro e dirige o grupo de teatro do Garcia de Orta, no Porto. Trabalha como consultor e formador na área da comunicação, bem como em projetos de formação para alunos e professores.

Apresenta o programa Literatura Agora, da RTP2, no qual faz também a escolha e a leitura de textos com Filipa Leal. Dedica-se à leitura de poesia como um dos seus ofícios principais, sendo leitor regular do Centro Cultural de Belém (Lisboa), Poesia à Mesa (S. João da Madeira), Quintas de Leitura (Teatro do Campo Alegre, Porto) e Casa Fernando Pessoa (Lisboa), onde criou, com Eunice Muñoz, o ciclo de leituras encenadas Pessoa em Diálogo, assumindo a coordenação e escolha de textos.



Sandra Vilarinho
Psicóloga clínica e terapeuta sexual

É psicóloga clínica, doutorada em Psicologia Clínica pela Universidade de Coimbra, e mantém prática clínica há 18 anos. É também terapeuta sexual pela Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica (SPSC). Integra a direção da SPSC e da comissão executiva da Federação Europeia de Sexologia. Dedica-se particularmente às problemáticas femininas do desejo e interesse sexual, aos problemas de disfunção erétil e ejaculação prematura nos homens e às dificuldades ao nível da comunicação e intimidade nos casais.

Enquanto investigadora de pós-doutoramento na Universidade do Porto (Sexlab-CPUP), estuda o papel de abordagens baseadas na autocompaixão e mindfulness (no âmbito da Terceira Geração na Terapia Cognitivo-Comportamental) em problemas sexuais.

Conjuga a clínica e a investigação na área da sexualidade com um interesse especial pela meditação, desde 2003. É instrutora de MBCT (Mindfulness Based Cognitive Therapy), pela Universidade de Bangor (Reino Unido), e instrutora de MSC (atenção plena com autocompaixão), pelo Center for Mindful Self-Compassion da Universidade da California, San Diego.



Jonathan MacDonald
Fundador da Thought Expansion Network

Jonathan MacDonald é fundador da Thought Expansion Network (TEN), um projeto que fornece insights pioneiros e aconselhamento de especialistas a empresas de todo o mundo. Com duas décadas de experiência no ramo, apoiou mais de 100 empresas internacionais na criação e execução de estratégias comerciais e digitais.

MacDonald foi uma das primeiras pessoas a estudar economia comportamental e a aplicar esse conhecimento a negócios multimilionários. Hoje, trabalha como consultor da Google, da Apple, da Procter & Gamble, da Unilever, da Nestlé e do Ikea. O seu objetivo é lançar desafios e proporcionar novas perspetivas de gestão, através de um debate estratégico e diálogo com executivos de topo, ou apenas inspirar uma força de trabalho a abraçar novas oportunidades para um futuro melhor.

 

Home
MadeBy
Legislação
GateScope
mgate
Simulador
MissGate
WeeklyTv
Perfis
Notícias
Artigos
Eventos
Opinião
Publicações
TvGate
RadioGate
PressGate
OutGate
CineGate
APAP
DigitalGate
ICAP
APCT
APODEMO
Marktest
Obercom
API
APMP
GMCS
Criativos
APAN
APPM
ACEPI
MEDIAFONE