Com uma presença massiva e ubíqua no dia-a-dia das pessoas, a tecnologia define hoje todo o seu “way of life”.
Vote
Notícias
Perfis. TedExOporto 2015
8 de abril de 2015


O LigateàMedia associou-se ao TEDxOporto 2015, um evento anual que se realiza desde 2010 e que tem como objetivo partilhar conceitos, ideias e experiências que motivam a intervenção humana na comunidade portuense.

Sob o tema “The Main Thing”, a edição deste ano pretende servir de reflexão para o que realmente importa nas nossas vidas, na sociedade, nas ciências e nas artes.

O evento tem lugar no próximo dia 18 de abril, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, e conta com mais de 20 oradores e performances.

Durante esta semana, o LigateàMedia apresenta diariamente os perfis de quatro oradores presentes na 6.ª edição do TEDxOporto.

Ontem o destaque foi para o jornalista José Alberto Carvalho, o ator, encenador e formador Pedro Lamares, a psicóloga clínica e terapeuta sexual Sandra Vilarinho e Jonathan MacDonald, fundador da Thought Expansion Network. Hoje, é a vez do inventor do ColorADD Miguel Neiva, do cartoonista jordano Omar Al Abdallat, do copywriter Hugo Veiga e da estudante Catarina Alves.



Miguel Neiva
Inventor do ColorADD

Nasceu em 1969, no Porto. É designer de comunicação e detém um mestrado em Design e Marketing. É também empreendedor social e integra, nesse sentido, a rede Ashoka, uma organização que identifica e apoia ideias socialmente inovadoras e com potencial para mudar o mundo.

Miguel Neiva ficou sobretudo conhecido pela invenção do ColorADD, um sistema de identificação de cores para daltónicos, que consiste num código pioneiro e universal que permite a inclusão de cerca de 350 milhões de pessoas em todo o mundo. O projeto foi considerado pela revista Galileu, da editora Globo, como uma das “40 ideias para melhorar o mundo”. O profissional encontra-se, desde 2008, totalmente dedicado à implementação mundial deste sistema de comunicação inclusivo.

O trabalho de Neiva neste domínio foi premiado pela Presidência da Assembleia da República Portuguesa, em 2012, com a medalha de ouro comemorativa do 50.º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, e pelo Presidente da Câmara da Municipal do Porto, com a Medalha de Mérito Municipal – grau Prata.

O inventor do ColorADD criou ainda uma ONG, de nome ColorADD Social, cujo objetivo passa por garantir que o sistema é utilizado nas instituições de ensino sem quaisquer custos e por assegurar a inclusão das crianças daltónicas, sem discriminação.



Omar Al Abdallat
Cartoonista

Omar Al Abdallat é um cartoonista jordano. Sempre teve uma paixão pelo desenho e já fez mais de duas mil caricaturas. Formou-se em Design Gráfico e trabalha atualmente no Kharabeesh, um canal pan-árabe, que produz conteúdo em língua árabe. Detém ainda um canal de cartoons no YouTube que já teve mais de 30 milhões de visualizações, recebeu um YouTube Silver Award e conta hoje com mais de 170 mil assinantes. O artista egípcio Bahjat Othman, que desenhava cartoons simples, mas profundamente reflexivos, é a sua maior inspiração.

Al Abdallat sabe como os cartoons podem ser poderosos e espalhar rapidamente uma mensagem pelo mundo fora. Por isso, é um forte defensor de que estes, assim como a comédia e as caricaturas, devem ser utilizados no desenvolvimento e na educação da sociedade.

De acordo com o cartoonista, o objetivo do seu trabalho passa por “fazer as pessoas felizes e sorridentes, com a vantagem de, no final do dia, se ficar a perceber um pouco melhor as questões que nos rodeiam”.



Hugo Veiga
Copywriter

É o publicitário português com mais prémios internacionais. Em 2013, o Festival de Cannes reconheceu-o como o melhor copywriter do mundo. Aí, foi distinguido com o Grande Prémio de Titânio, o primeiro da América Latina, e mais 22 troféus (11 de ouro), com cinco projetos diferentes.

A campanha “Retratos da Beleza Real”, que Hugo Veiga desenvolveu para a Dove, tornou-se no anúncio mais visto de todos os tempos no YouTube, com mais de 170 milhões de visualizações. O spot foi também nomeado pela revista Time como o melhor anúncio de 2013.

Em junho de 2014, o profissional fundou, em São Paulo, o escritório da AKQA, uma das maiores agências de inovação mundiais. A primeira campanha da agência, “The Samba of the World”, para a Visa, rendeu a seleção para a A-List de melhores projetos de 2014, segundo a AdAge.

Fora da publicidade, realizou dobragens de desenhos animados, foi vocalista dos Moda Foca – uma banda de rock sem fãs, nem talento –, ator e guionista de programas humorísticos, como “A Revolta dos Pastéis de Nata”, “Sempre em Pé” e “5 Para a Meia Noite”.

Apesar de criar projetos cada vez mais digitais, a maior paixão de Veiga continua a ser a folha branca de papel.



Catarina Alves
Estudante

Catarina Alves é uma estudante de 11 anos. Afirma ser uma rapariga extrovertida, brincalhona, e faladora. Confessa que gosta de escrever poemas, já que esta atividade lhe permite, melhor do que nenhuma outra, expressar e descrever as suas emoções. Não gosta de seguir as regras que as pessoas ditam e isso reflete-se na sua escrita.

Sobre o que irá falar Catarina Alves no dia 18 de abril? A organização do TedExOporto 2015 não adianta o tema, mas refere que será surpreendente.
Home
MadeBy
Legislação
GateScope
mgate
Simulador
MissGate
WeeklyTv
Perfis
Notícias
Artigos
Eventos
Opinião
Publicações
TvGate
RadioGate
PressGate
OutGate
CineGate
APAP
DigitalGate
ICAP
APCT
APODEMO
Marktest
Obercom
API
APMP
GMCS
Criativos
APAN
APPM
ACEPI
MEDIAFONE