O TEDxOporto tem como objetivo partilhar conceitos, ideias e experiências que motivam a intervenção humana na comunidade portuense
Vote
Notícias
Perfis. TEDxOPorto 2015
9 de abril de 2015


O LigateàMedia associou-se ao TEDxOporto 2015, um evento anual que se realiza desde 2010 e que tem como objetivo partilhar conceitos, ideias e experiências que motivam a intervenção humana na comunidade portuense.

Sob o tema “The Main Thing”, a edição deste ano pretende servir de reflexão para o que realmente importa nas nossas vidas, na sociedade, nas ciências e nas artes.

O evento tem lugar no próximo dia 18 de abril, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, e conta com mais de 20 oradores e performances.

Durante esta semana, o LigateàMedia apresenta diariamente os perfis de quatro oradores presentes na 6.ª edição do TEDxOporto. Entre os de hoje encontram-se os da consultora linguística Sandra Duarte Tavares, do empreendedor Paulo Ferreira dos Santos, da artista plástica Iva Viana e de Joe Santos, fundador da Associação Vencer Autismo.



Sandra Duarte Tavares

Consultora linguística

É professora no Instituto Superior de Educação e Ciências, em Lisboa, formadora no Centro de Formação da RTP e colaboradora de dois programas de rádio de língua portuguesa: Jogo da Língua, na Antena 1, e Pontapés na Gramática, na Antena 3. É ainda doutoranda em Linguística Portuguesa, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

A paixão de Sandra Duarte Tavares pelas palavras levou-a a abraçar diversos projetos na área da escrita. É, portanto, autora do livro “Os 500 erros mais comuns da Língua Portuguesa” e coautora das obras “Gramática Descomplicada”, “Pontapés na Gramática”, “Assim é que é falar!”, “SOS da Língua Portuguesa” e “Quem tem medo da Língua Portuguesa?”.



Paulo Ferreira dos Santos
Empreendedor

Paulo Ferreira dos Santos, de 50 anos, é casado e tem um filho. Empreendedor dedicado, criou, até à data, seis empresas em áreas diversas.

Durante o mestrado em Inovação e Empreendedorismo Tecnológico, na FEUP, depara-se com a oportunidade de criar o protótipo de um dispositivo que se tornou no primeiro da Kinematix. Esta startup tecnológica do Porto desenvolve dispositivos para extrair informação do movimento do corpo humano. O objetivo passa por ajudar as pessoas com problemas incapacitantes na prática desportiva saudável e com melhores resultados e por incrementar a produtividade das equipas de enfermagem em hospitais.

A biomecânica é uma das mais promissoras fontes de informação, ainda inexplorada, para melhorar a qualidade de vida de todos e resolver problemas complexos relacionados com a atividade física ou falta dela. Este será o tema da talk de Ferreira dos Santos, que será complementado com a demonstração, ao vivo, de alguns dos dispositivos da Kinematix.



Iva Viana
Artista plástica

Nasceu em Viana do Castelo, em 1980. Licenciou¬-se em Artes Plásticas, na variante de Escultura, pela Faculdade de Belas Artes do Porto.

Entre 2003 e 2004, passou pela Akademia Sztuk Pieknych, em Cracóvia, na Polónia, onde frequentou um curso de tecnologias de cerâmica, pedra e multimédia. Em 2007, iniciou o seu percurso como técnica de escultura numa empresa de âmbito internacional, especializada em gessos decorativos.

No final de 2013, Iva Viana decide abrir um atelier próprio, a partir do qual explora as técnicas tradicionais de estuque. Fazem parte do seu portfólio os painéis em gesso dos hotéis Four Seasons, em Londres, e Shangri¬La, em Paris.



Joe Santos
Fundador da Associação Vencer Autismo

Nasceu em 1972, na cidade de Madrid, em Espanha. Tem dupla nacionalidade norte-americana e espanhola e experienciou já quatro culturas diferentes: a espanhola, a norte-americana, a alemã e a portuguesa.

Trabalhou oito anos na Siemens, em Munique, até adquirir conhecimentos suficientes para criar uma empresa própria, à beira-mar, num país de clima quente. Assim, em fevereiro de 2006, chega a Cascais, onde instala o seu negócio. Em menos de 10 meses, este torna-se autossustentável. Outros projetos empresariais, todos atualmente ativos em Portugal, Espanha e México, acabam por surgir no ramo da tecnologia.

Em 2009, começa “a verdadeira vida” de Joe Santos. O profissional apaixona-se por uma mulher do Porto que tem duas filhas, uma delas com autismo. Em 2010, Joe e a mulher decidem fundam a Associação Vencer Autismo. Desde então, Joe tem como prioridade máxima transmitir a mensagem de que a recuperação do autismo é possível.

Home
MadeBy
Legislação
GateScope
mgate
Simulador
MissGate
WeeklyTv
Perfis
Notícias
Artigos
Eventos
Opinião
Publicações
TvGate
RadioGate
PressGate
OutGate
CineGate
APAP
DigitalGate
ICAP
APCT
APODEMO
Marktest
Obercom
API
APMP
GMCS
Criativos
APAN
APPM
ACEPI
MEDIAFONE