Sob o tema “The Main Thing”, a 6.ª edição do TEDxOporto pretende servir de reflexão para o que realmente importa nas nossas vidas
Vote
Notícias
Perfis. TEDxOPorto 2015
10 de abril de 2015



O LigateàMedia associou-se ao TEDxOporto 2015, um evento anual que se realiza desde 2010 e que tem como objetivo partilhar conceitos, ideias e experiências que motivam a intervenção humana na comunidade portuense.

Sob o tema “The Main Thing”, a edição deste ano pretende servir de reflexão para o que realmente importa nas nossas vidas, na sociedade, nas ciências e nas artes.

O evento tem lugar no próximo dia 18 de abril, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, e conta com mais de 20 oradores e performances.

Durante esta semana, o LigateàMedia apresentou, diariamente, os perfis de quatro oradores presentes na 6.ª edição do TEDxOporto. Hoje, porém, termina com cinco em destaque – os designers Lu do Valle e Daniel Brandão, o street artista Miguel Januário, o editor de ciência da revista Wired João Medeiros e a investigadora Maria Pereira.



Lu do Valle
Designer

Designer e doutorada pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Lu do Valle mostra, de forma inequívoca, que o design é a aventura da sua vida. Investiga mapas turísticos de cidades – foi responsável pelo desenho do Mapa Turístico da cidade do Porto –, centrando-os no universo do design da comunicação.

Nasceu em 1965 e vive atualmente no Porto, onde tem publicados dois catálogos com os seus projetos de design. Foi premiada por diversas vezes, destacando-se o Primeiro Prémio do concurso europeu para logótipo “Eurocities, the network of major European cities”.

Está representada em revistas e catálogos da especialidade e profere palestras centradas na temática do design de comunicação. Desenvolveu trabalhos experimentais, durante três anos, na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, relacionando a Psicologia com o Design.

A sua característica mais destacável é o péssimo sentido de orientação geográfica. A propósito dessa inabilidade, criou um sistema totalmente inovador que permite que os turistas e habitantes das cidades não se percam. Com o lema "Eu estou aqui e sei onde estou", vai revelar este projeto na 6.ª edição do TEDxOporto.



Daniel Brandão
Designer

Vive no Porto. Licenciou-se em Design de Comunicação e fez mestrado em Arte Multimédia, na FBAUP. Mais tarde, doutorou-se em Media Digitais, na FEUP. A sua investigação foca a temática do vídeo participativo, enquanto ferramenta de cidadania. No âmbito do seu doutoramento, criou o projeto Museu do Resgate, um website com vídeos realizados por cidadãos, sobre o quotidiano do Centro Histórico do Porto.

Foi designer de comunicação, multimédia e audiovisual na Fundação de Serralves, entre 2004 e 2010. Desde 2009 que é professor de Design Gráfico, Audiovisual e Multimédia na ESAP (Porto) e no IPCA (Barcelos). É ainda membro do instituto de investigação para o design, media e cultura, ID+, e do coletivo de design OOF.



Miguel Januário
Street Artist

Nasceu no Porto, em 1981. Frequentou o curso de Artes Gráficas na Escola Artística de Soares dos Reis, onde desenvolveu os primeiros contactos com o graffiti e a cultura urbana.

Em 1999, Januário entra para a Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, para realizar o curso de Design de Comunicação. A partir desse ano, começa a desenvolver intervenções de graffiti no espaço urbano e, paralelamente, trabalhos comissionados. Em 2005, cria um projeto artístico de intervenção, denominado ‘maismenos’, que se torna numa referência do panorama da street art nacional.

Estabelece-se como freelancer nas áreas do graffiti, design, ilustração e vídeo, integrando o espaço cultural Maus Hábitos, no Porto, onde cria um atelier próprio, a partir do qual desenvolve grande parte dos seus projetos. Em 2009, muda-se para Lisboa e divide o seu trabalho entre projetos artísticos e de comunicação. Colabora com a Riot Films em projetos de vídeo e é ativista da Wesc. Torna-se diretor criativo da agência Ivity. Em 2013, integra a galeria Underdogs com o seu projeto ‘maismenos’, ao qual se dedica exclusivamente a partir do ano seguinte, tornando-o numa referência internacional na área da street art.



João Medeiros
Editor de ciência da revista Wired

É editor de ciência da Wired, sendo, portanto, responsável por supervisionar a cobertura dos temas de ciência da revista. João Medeiros escreve também grandes reportagens sobre temas diversos, como a captação de movimento nas representações de Hollywood, a nova ciência do treino do cérebro e a ciência no desporto. No passado, foi editor da secção de livros da revista Start. Agora edita as secções “Como Fazer” e “Banco de Ideias” da referida publicação.

Possui um doutoramento em Física Teórica pelo Imperial College e é curador da conferência anual Wired Saúde. A sua última reportagem de capa foi dedicada ao físico teórico Stephen Hawking, onde incluiu um Q&A com o famoso cientista e um longo artigo sobre o projeto de três anos que este desenvolveu com a Intel para reconstruir o seu interface com o mundo exterior.



Maria Pereira
Investigadora

É responsável pela plataforma de tecnologias de adesão na startup Gecko Biomedical, sediada em Paris. Lidera a pipeline de novos adesivos biomédicos e da translação das tecnologias base do meio académico para o meio industrial.

Formou-se em Ciências Farmacêuticas na Universidade de Coimbra e completou um doutoramento em Bioengenharia, ao abrigo do programa MIT-Portugal. O seu doutoramento focou-se no desenvolvimento de novos biomateriais para responder a necessidades clínicas existentes nas áreas de libertação controlada de fármacos e adesivos médicos.

Maria Pereira foi responsável por várias colaborações multidisciplinares que resultaram em publicações científicas de alto impacto. Em 2014, integrou a lista da revista MIT Technology Review, que reconhece os 35 jovens com menos de 35 anos mais inovadores ao nível mundial. Em 2015, foi reconhecida pela revista Forbes na sua seleção de 30 jovens com menos de 30 anos em cuidados de saúde.


 

Home
MadeBy
Legislação
GateScope
mgate
Simulador
MissGate
WeeklyTv
Perfis
Notícias
Artigos
Eventos
Opinião
Publicações
TvGate
RadioGate
PressGate
OutGate
CineGate
APAP
DigitalGate
ICAP
APCT
APODEMO
Marktest
Obercom
API
APMP
GMCS
Criativos
APAN
APPM
ACEPI
MEDIAFONE