Notícias
MasterCard divulga relatório “A Paixão dos Fãs” (com infografia)
4 de junho de 2015


Enquanto a Europa se prepara para a Final da UEFA Champions League entre a Juventus e o Barcelona, que tem lugar este sábado, dia 6 de junho, em Berlim, na Alemanha, a MasterCard divulga um relatório que identifica as principais diferenças relativas aos fãs do futebol no continente europeu. Trata-se do relatório “A Paixão dos Fãs”, um estudo realizado junto de mais de cinco mil fãs europeus de futebol, incluindo Portugal.

A pesquisa revela que cerca de 37% dos fãs de futebol portugueses viajam além-fronteiras para assistir a uma partida e apoiarem as equipas de que são adeptos. Cada fã de futebol que viaja com esta finalidade gasta em média 175 euros. Cerca de 19% dos fãs portugueses faltaram a um evento de família importante para assistirem a um jogo de futebol. Por cada jogo fora do país, 27% dos fãs viajam por três ou mais dias. Como terceiro melhor jogador na história da Champions League, 49% dos fãs portugueses elegeram Cristiano Ronaldo.
 
Para algumas nacionalidades, o futebol é encarado como uma religião que é vivida numa base diária. Se em Portugal 19% dos fãs faltaram a um evento familiar importante, a percentagem de fãs italianos é de 69% e, no caso dos fãs espanhóis, atinge os 60%.

No geral, 43% dos fãs, no universo de cinco mil fãs entrevistados, afirmam preferir um jogo de futebol a uma reunião familiar importante. Esta percentagem verifica-se essencialmente na faixa etária dos 25 aos 34 anos.

O relatório perguntou ainda aos fãs de onze países europeus aquele que consideram ser o melhor jogador da história desta competição. Num total de cinco mil fãs, Lionel Messi foi o jogador mais votado, com um total de 27%. Zinedine ZIdane, a estrela do Real Madrid, surge em segundo lugar, com 12%, e, logo na terceira posição, com 11%, Cristiano Ronaldo. O jogador brasileiro Ronaldo ocupa o quarto lugar, com 7% dos votos, e David Beckham aparece em quinto, com 4%.

O Relatório “A Paixão dos Fãs” foi conduzido pela Censuswide para a MasterCard. Ao inquérito responderam 5.017 fãs de onze países europeus – Inglaterra, Alemanha, Espanha, França, Holanda, Itália, Turquia, Rússia Suécia, Portugal e Hungria.



Home
MadeBy
Legislação
GateScope
mgate
Simulador
MissGate
WeeklyTv
Perfis
Notícias
Artigos
Eventos
Opinião
Publicações
TvGate
RadioGate
PressGate
OutGate
CineGate
APAP
DigitalGate
ICAP
APCT
APODEMO
Marktest
Obercom
API
APMP
GMCS
Criativos
APAN
APPM
ACEPI
MEDIAFONE