O objetivo da criação de um Dia Internacional de Arquivos é proporcionar condições para que se desenvolvam ações de promoção dos arquivos
Vote
Notícias
RTP e Cinemateca Portuguesa assinalam Dia Internacional dos Arquivos
5 de junho de 2015


A RTP e a Cinemateca Portuguesa assinalam o Dia Internacional dos Arquivos no próximo no dia 9 de junho.

Para os interessados em conhecer os acervos dos arquivos da Rádio e Televisão de Portugal e em saber de que forma são preservados e tratados, a viagem inicia com uma visita guiada pelas instalações da RTP, às 10h30.

A viagem termina na Cinemateca Portuguesa, com a exibição do filme “Oliveira, o Arquiteto”, de Paulo Rocha, na sala Félix Ribeiro, às 19h00.

O Arquivo da RTP é um património cujas origens remontam ao início das emissões regulares da Rádio e da Televisão e que constitui um verdadeiro repositório da memória coletiva nacional.

O Dia Internacional dos Arquivos foi instituído pela Assembleia Geral do CIA – Conselho Internacional de Arquivos, realizada no Québec, em novembro de 2007. Foi escolhida esta data por ter sido precisamente a 9 de junho de 1948 que a UNESCO criou o Conselho Internacional de Arquivos.

O objetivo da criação de um Dia Internacional de Arquivos visa proporcionar condições para que, em todo o mundo, se desenvolvam ações de promoção e divulgação da causa dos arquivos.  
Home
MadeBy
Legislação
GateScope
mgate
Simulador
MissGate
WeeklyTv
Perfis
Notícias
Artigos
Eventos
Opinião
Publicações
TvGate
RadioGate
PressGate
OutGate
CineGate
APAP
DigitalGate
ICAP
APCT
APODEMO
Marktest
Obercom
API
APMP
GMCS
Criativos
APAN
APPM
ACEPI
MEDIAFONE