Notícias
McDonald’s assinala 60 anos com pictogramas
8 de junho de 2015


A McDonald’s assinala 60 anos. Com o objetivo de celebrar este marco com os consumidores, a marca lançou recentemente uma campanha que transforma os produtos mais icónicos da cadeia de fast food em pictogramas. O Big Mac, o Sundae McFries e o Cheeseburger são as estrelas desta nova campanha, que aposta num conceito diferenciador para TV, com anúncios em formato Vine.

Para celebrar os seus ícones, a McDonald’s decidiu, pela primeira vez em Portugal, transformá-los numa coleção de quatro pictogramas, os protagonistas da campanha que vão existir em todos os suportes de comunicação.

Desenvolvida originalmente pela TBWA/Paris, a campanha apresenta “um design único, exclusivo e moderno e uma linguagem simples e universal, sem branding associado, que pretende reforçar o elo de ligação dos fãs à marca”, refere a McDonald’s em comunicado. A campanha foi pensada e implementada para todos os consumidores da McDonald’s, embora o foco nos millennials seja muito vincado.

Na campanha de televisão, desenvolvida pela TBWA Lisboa e produzida pela Ministério dos Filmes, a McDonald’s apostou num formato diferente de pequenos vídeos – o “Vine” –, e lançou seis diferentes, de seis segundos cada, cujo elemento comum são os ícones da marca. Com o claim “I’m lovin’ cada segundo” vão ser ainda apresentados dois filmes, um com 20 segundos e outro com 30 segundos, que compilam os diferentes “Vines” de seis segundos.

No digital, a campanha, desenvolvida pela Fullsix e OMD Digital, conta com comunicação no Facebook da marca e no microssite McDonalds Iconic (www.mcdonalds.pt/iconic), com passatempos, partilha de pictogramas em diferentes formatos e de pequenos vídeos (Vines).

Para celebrar a existência dos quatro produtos icónicos, a marca apostou numa campanha de exterior, a cargo da OMD. Até 12 de julho vão existir mais de nove mil posições, com diversos formatos, em diferentes regiões do país e com decorações especiais na Praça do Saldanha, em Lisboa, e na Avenida dos Aliados, no Porto. Os pictogramas estão também presentes nos 144 estabelecimentos nacionais da marca e nos uniformes dos cerca de seis mil colaboradores.

“Somos uma empresa com 60 anos de história, 24 dos quais com presença em Portugal, que resultam neste reconhecimento e associação imediata dos nossos produtos à nossa marca, sem necessidade de associar o nosso logótipo. Com esta campanha pretendemos celebrar esse capital emocional e a forma como a McDonald’s faz parte da vida dos seus fãs e consumidores, há diferentes gerações”, destaca Inês Lima, diretora de marketing e comunicação da McDonald’s Portugal.

 
 
 
 
 
Home
MadeBy
Legislação
GateScope
mgate
Simulador
MissGate
WeeklyTv
Perfis
Notícias
Artigos
Eventos
Opinião
Publicações
TvGate
RadioGate
PressGate
OutGate
CineGate
APAP
DigitalGate
ICAP
APCT
APODEMO
Marktest
Obercom
API
APMP
GMCS
Criativos
APAN
APPM
ACEPI
MEDIAFONE