O IADE – Creative University premeia as entidades e personalidades que mais se destacaram na promoção do design e criatividade no país
Vote
Notícias
IADE premeia aposta na criatividade com atribuição de 23 distinções
12 de junho de 2015


Enquanto instituto pioneiro no ensino do design em Portugal, o IADE – Creative University premeia, anualmente, as entidades e personalidades que mais se destacaram na promoção do design e criatividade no país. Este ano, a gala decorreu no Cinema São Jorge, em Lisboa, e reuniu a comunidade criativa portuguesa, numa homenagem a todos os que promovem a inovação como motor do desenvolvimento nacional. No total, foram 23 as instituições ou personalidades distinguidas.

Um dos galardões atribuídos é o Prémio IADE Invest, que distingue empresas pela contribuição prestada no ano letivo de 2014-2015 junto da comunidade universitária do instituto. As agências Excentric Grey, Normajean, Funny How, BAR – Shake Things, a RFM e o grupo José de Mello Saúde são as entidades destacadas na categoria “Mercado”. Numa vertente mais social, o IADE premeia a Associação de Defesa do Património de Mértola, na categoria “Sociedade Civil”. Já no âmbito “Institucional”, o Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS) e a SCC – Sociedade Central de Cervejas são as entidades premiadas.

São várias as vezes em que, a um profissional das indústrias criativas, é exigido o trabalho em equipa. No IADE, “os alunos são frequentemente desafiados a unirem-se em torno de projetos, e é por isso que os melhores merecem ser destacados”, pode ler-se em comunicado. Na edição deste ano, o Prémio IADE Equipa do Ano vai para os elementos da equipa responsável pela produção da campanha “Descobre-te. Estuda.”, iniciativa que tem como objetivo incentivar os jovens portugueses a estudar. Os alunos Miguel Neves, Diogo Ferreira, Rafaela Barrileiro e Maria Barbosa, coordenados pelas docentes Catarina Lisboa e Isabel Farinha, são os vencedores do prémio.

Distinguindo a atuação de profissionais no mercado de trabalho e no contexto académico, o IADE atribui o Prémio IADE Carreira e o Prémio IADE Investigação e Docência. Susana Sequeira, profissional licenciada em publicidade pelo instituto, fundadora da MSTF Partners e um dos “tubarões” do da versão portuguesa do programa “Shark Tank”, da SIC, é premiada com o Prémio Carreira. Já Helena Souto e Ana Margarida Ferreira são as professoras do IADE distinguidas pela promoção de boas práticas em atividades de investigação e de docência.

A gala é também um estímulo para os próprios alunos da instituição. Como tal, os estudantes que obtiveram as melhores classificações no ano letivo 2013-2014 recebem o Prémio IADE Melhor Aluno de Curso 2015. Luísa Costa, autora de um estudo sobre a confiança dos clientes em relação aos CTT Correios de Portugal, no âmbito do Mestrado em Marketing, e Helena Garcia, que apresentou “Suspensão” – projeto fotográfico de conclusão do Mestrado em Design e Cultura Visual que assenta numa reflexão sobre os conceitos de tempo e morte –, foram duas das alunas IADE em evidência.


Home
MadeBy
Legislação
GateScope
mgate
Simulador
MissGate
WeeklyTv
Perfis
Notícias
Artigos
Eventos
Opinião
Publicações
TvGate
RadioGate
PressGate
OutGate
CineGate
APAP
DigitalGate
ICAP
APCT
APODEMO
Marktest
Obercom
API
APMP
GMCS
Criativos
APAN
APPM
ACEPI
MEDIAFONE