Os carros vão encontrar sozinhos um lugar de estacionamento numa garagem e regressar sozinhos às mãos do condutor, através de uma app de smartphone
Vote
Notícias
Bosch e Daimler lançam projeto-piloto de estacionamento autónomo
15 de junho de 2015


E se, num futuro próximo, os carros conseguissem encontrar sozinhos um lugar de estacionamento numa garagem e regressassem, também sozinhos, às mãos do condutor através de uma aplicação de smartphone? Este é o grande objetivo do projeto-piloto partilhado entre a Bosch, a Daimler e a car2go, que surge no âmbito do acordo assinado no passado dia 8 de junho.

O procedimento de estacionamento que existe atualmente será “totalmente revolucionado: o condutor nunca mais vai ter que estacionar e procurar a sua viatura; o próprio carro procura sozinho um lugar de estacionamento livre e regressa sozinho para as mãos do condutor”, refere a Bosch em comunicado.

O estacionamento autónomo é possível graças a uma infraestrutura inteligente colocada no local de estacionamento e na própria unidade de controlo do veículo da Bosch, em conjunto com a mais recente geração de sensores internos da Mercedes-Benz e com a experiência da car2go na área da partilha de viaturas. Tudo isto vai permitir o exercício de manobras automatizadas em parques ou garagens de estacionamento devidamente equipadas, num futuro próximo. 

“Os nossos clientes estão sempre no centro de todo o nosso trabalho, atenção e estratégia. No futuro, até mesmo os seus carros irão ter com eles”, explica Thomas Weber, membro da direção do conselho de administração da Daimler AG, e responsável pelo Grupo de Investigação & Desenvolvimento de carros da Mercedes-Benz. “Em colaboração com o nosso parceiro Bosch e com o nosso serviço de mobilidade car2go estamos a desenvolver e a testar uma solução que tem por base uma infraestrutura que permite um serviço completo e automatizado de ‘valet parking’. Para nós, este é mais um passo em direção à condução autónoma ou, como neste caso, em direção ao estacionamento autónomo”, conclui.

O smartphone é utilizado para alugar uma viatura através do serviço car2go. Assim que o cliente chega à zona de recolha do automóvel no parque de estacionamento, o carro vem ao seu encontro de forma totalmente independente e pronto a seguir viagem. Para devolver o carro, o cliente apenas tem de estacioná-lo na zona de entrega da garagem ou no parque de estacionamento e registar esta ação com o smartphone. O sistema inteligente integrado no local de parqueamento regista a viatura, liga-a e direciona-a para o respetivo local de estacionamento.

A Bosch está a desenvolver toda a infraestrutura necessária para o parque de estacionamento automóvel, incluindo os sensores de ocupação em cada lugar de estacionamento, as câmaras e a tecnologia de comunicação. Além disto, ficará também responsável por toda a unidade de comunicação do veículo que não só controla o processo de estacionamento, como define, em conjunto com a Daimler, a interface com os componentes existentes no veículo. A Daimler vai ajustar o sistema de sensores e o software nos veículos da car2go e permitir futuras inovações no seu modelo de partilha de carros.
Home
MadeBy
Legislação
GateScope
mgate
Simulador
MissGate
WeeklyTv
Perfis
Notícias
Artigos
Eventos
Opinião
Publicações
TvGate
RadioGate
PressGate
OutGate
CineGate
APAP
DigitalGate
ICAP
APCT
APODEMO
Marktest
Obercom
API
APMP
GMCS
Criativos
APAN
APPM
ACEPI
MEDIAFONE