De acordo com as previsões da Magna Global, o investimento em programmatic TV vai crescer de 4% em 2015 para 17% em 2019
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Magna Global antecipa crescimento do programmatic buying em televisão
18 de junho de 2015


O investimento em programmatic TV vai crescer de 4% em 2015 para 17% em 2019. A conclusão é da Magna Global, unidade de estratégia global do grupo IPG Mediabrands, no estudo “Programmatic 2015 – The Path Forward”, que dá a conhecer as tendências da atividade de programmatic.

A pesquisa identifica ainda os desafios associados ao programmatic, que são, desde logo, a simplificação e a consolidação do ecossistema. De acordo com a empresa, esta área conheceu uma grande evolução num curto espaço de tempo, tendo-se passado de pequenas experiências para estratégias estruturadas e em maior escala.

Pedro Sousa, diretor de digital e ativação do IPG Mediabrands, esclarece que “a forma de olhar para os hábitos dos consumidores/audiências evoluiu de slots estáticos no tempo para períodos fracionados em pequenos momentos ao longo do dia, com sobreposição de tarefas”. Assim, para além da necessidade de uma resposta em tempo real, o profissional sublinha que é preciso “reduzir ineficiências resultantes da sobreposição de soluções”, sendo que “o ambiente programático permite responder a grande parte dos principais desafios daqui resultantes”. Para Pedro Sousa, o ecossistema digital e programmatic é cada vez mais complexo, “pelo que as agências têm um papel cada vez mais importante, enquanto arquitetas de soluções integradas”.

O relatório da Magna Global revela ainda que as oportunidades em televisão são um aspeto crítico a ter em conta nos próximos anos, embora não seja expectável, a curto prazo, um crescimento tão grande como o que se registou no digital.

“No mercado nacional ainda estão a ser dados os primeiros passos na área do programmatic, mas esta é uma realidade incontornável”, refere a empresa em comunicado. Em Portugal, o programmatic buying deverá atingir um valor perto dos 70 milhões de dólares até 2018.

O IPG Mediabrands tem sido pioneiro na integração em compra programática de TV digital e outdoor digital nos Estados Unidos, tendo como objetivo atingir, nesse mercado, o valor de 50% do total de publicidade a ser comprada via programmatic até final de 2015.
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