Uma série documental polémica, que chocou o Reino Unido e suscitou o debate sobre os apoios sociais na Câmara dos Comuns
Vote
Notícias
SIC Radical estreia série documental “Benefits Street”
26 de junho de 2015


A SIC Radical vai estrear “Benefits Street”, uma série documental britânica que chocou o Reino Unido e suscitou o debate sobre a questão dos apoios sociais na Câmara dos Comuns.

O programa filmou as vidas dos moradores da James Turner Street, em Winson Green, em Birmingham. Os jornais britânicos, incluindo o Daily Mail e o The Guardian, confirmaram que 90% destes moradores vivem às custas de benefícios sociais. Em cada episódio, os espectadores ingleses puderam assistir ao dia-a-dia destes beneficiários de apoios sociais, muitas vezes afirmando-se como totalmente dependentes dos pagamentos do Estado e sem qualquer motivação para procurar emprego.

A série “Benefits Street” – ou “Os Beneficiados”, em português – gerou muita controvérsia no Reino Unido, principalmente junto da polícia britânica, do canal Channel 4, que emitiu o programa, e também da entidade reguladora de comunicação inglesa, a Ofcom, que recebeu inúmeras reclamações.
Muitos dos moradores participantes nas filmagens afirmaram ter sido enganados pelos realizadores do documentário, dando esta polémica origem a uma investigação por parte da Ofcom para averiguar se o programa teria violado o Regulamento de Transmissões da televisão inglesa. No final, concluiu-se que as regras não tinham sido quebradas e o programa avançou mesmo para uma segunda temporada, em exibição no Reino Unido.
Os produtores de “Benefits Street” defenderam a série, argumentando que a reação que suscitou justifica, só por si, a sua produção. O programa foi mencionado na Câmara dos Comuns e deu início a um debate político sobre o tema dos benefícios sociais. Vários programas sobre o respetivo tema foram encomendados por outros canais, mas o Channel 4 atingiu os mais altos índices de audiência desde 2012 com este documentário.

“Benefits Street” chega agora a Portugal, pela mão da SIC Radical. A série documental estreia dia 3 de julho, às 00h45.
Home
MadeBy
Legislação
GateScope
mgate
Simulador
MissGate
WeeklyTv
Perfis
Notícias
Artigos
Eventos
Opinião
Publicações
TvGate
RadioGate
PressGate
OutGate
CineGate
APAP
DigitalGate
ICAP
APCT
APODEMO
Marktest
Obercom
API
APMP
GMCS
Criativos
APAN
APPM
ACEPI
MEDIAFONE