Mais de três quartos dos consumidores afirmam que o perfil ambiental das embalagens tem influência na marca de bebidas que compram
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Ambiente é um fator cada vez mais importante nas decisões de compra dos consumidores
21 de julho de 2015


O ambiente representa um fator cada vez mais determinante nas decisões de compra dos consumidores. Assim se explica que mais de três quartos afirmem que o perfil ambiental das embalagens tem influência na marca de bebidas que compram. As conclusões são da Tetra Pak, no âmbito do “Estudo Ambiental 2015”, uma pesquisa global realizada junto de seis mil consumidores de 12 países.

O estudo revela, portanto, um “apetite crescente dos consumidores por produtos que respondem, de forma favorável, às questões ambientais”. Quando inquiridos sobre os hábitos de compra recentes, dois terços dos consumidores referem ter comprado produtos com um perfil ambiental responsável, mesmo quando o preço é superior, enquanto cerca da mesma proporção indica ter evitado marcas ou produtos específicos, devido a questões ambientais.

Entre os 12 países analisados, os fatores ambientais foram uma influência consideravelmente mais forte na escolha das marcas de bebidas nos mercados em desenvolvimento, como a China, a Turquia, o Brasil e a Índia, do que em mercados mais desenvolvidos, como o Reino Unido, os Estados Unidos e o Japão. De facto, na Índia, na China e na Turquia, mais de 60% dos inquiridos afirmam procurar sempre informações ambientais sobre as bebidas que compram, em comparação com menos de 25%, que dizem fazê-lo nos Estados Unidos, no Reino Unido e no Japão.

Um estudo paralelo, realizado junto de produtores de alimentos, revelou que a maioria tem incluído as questões ambientais na estratégia de negócios. Mais de metade estão agora centrados na utilização de matérias-primas provenientes de fontes geridas de forma responsável, com a utilização de matérias renováveis como fator-chave na diferenciação dos produtos.

“Hoje em dia, os consumidores esperam que as empresas façam mais pelo ambiente, e verificam cada vez mais as informações ambientais sobre os produtos antes de os comprarem”, esclarece Mário Abreu, vice-presidente da Tetra Pak para o Ambiente. “A Tetra Pak está empenhada em ajudar os clientes a responder às expectativas dos consumidores, assumindo uma abordagem de ciclo de vida total nos produtos que fornece. Isto inclui: utilização de matérias-primas provenientes de fontes responsáveis, melhoria contínua da eficiência energética das suas linhas de tratamento e enchimento, desenvolvimento de produtos com maior incorporação de materiais renováveis e que facilitem o processo de reciclagem e fornecimento de serviços especializados para apoiar os nossos clientes na diminuição do impacte ambiental das suas operações”, conclui._moz">
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