Apesar de ter registado o máximo do ano em setembro, a publicidade das marcas de telecom viu o share de recordação baixar 11p.p.
Vote
Notícias
Recordação publicitária a marcas de telecomunicações atinge máximo do ano
23 de outubro de 2015


“A que marcas recorda ter visto, lido ou ouvido publicidade recentemente?”. Esta é a pergunta colocada aos consumidores pelo estudo Publivaga da Marktest, que analisa o universo dos residentes em Portugal Continental com idades compreendidas entre os 15 e os 74 anos, e que constitui a base do indicador recordação de publicidade genérica.

Uma análise dos resultados deste indicador para o mês de setembro mostra que, no total, existiram 84,7% de referências a marcas, 2,7 pontos percentuais (p.p.) abaixo do mês anterior.

Entre as marcas com maior recordação publicitária, encontram-se as da distribuição, com 29% das referências. Este valor mantém-se inalterado desde junho, sendo o mais baixo do ano.

As marcas de grande consumo representaram 22% da recordação publicitária e as de telecomunicações obtiveram 20%, o valor mais elevado desde o início do ano. As insígnias de automóveis alcançaram 11% de recordação publicitária, enquanto marcas de outros setores registaram 19% das referências.

Em termos relativos, a maior evolução positiva foi registada na recordação da publicidade a marcas de grande consumo, que ganharam 5 pontos de share, face ao verificado no mês homólogo do ano anterior. Pelo contrário, a publicidade das marcas de telecomunicações viu o share de recordação baixar 11p.p. face a setembro de 2014, apesar de ter registado o máximo do ano este mês.

Os dados do Publivaga mostram ainda que, tal como nos quatro meses anteriores, a marca Continente foi, em agosto, aquela que mais inquiridos referiram ter visto publicitada, seguida de MEO e Lidl, mantendo-se assim este top3 inalterado desde junho.


Home
MadeBy
Legislação
GateScope
mgate
Simulador
MissGate
WeeklyTv
Perfis
Notícias
Artigos
Eventos
Opinião
Publicações
TvGate
RadioGate
PressGate
OutGate
CineGate
APAP
DigitalGate
ICAP
APCT
APODEMO
Marktest
Obercom
API
APMP
GMCS
Criativos
APAN
APPM
ACEPI
MEDIAFONE