Notícias
Grupo Media Capital com lucros de oito milhões
26 de outubro de 2015


O grupo Media Capital divulgou os resultados financeiros referentes ao terceiro trimestre de 2015. De acordo com a empresa, o resultado líquido do grupo subiu 12% para os 8,2 milhões de euros.

No plano operacional, o EBITDA melhorou 2% face ao período homólogo, alcançando 5,8 milhões de euros, um desempenho que resultou sobretudo “do recuo dos gastos operacionais, que compensaram os menores proveitos”, pode ler-se em comunicado. Nos primeiros nove meses do ano, o EBITDA recuou 8% para os 22 milhões (margem de 18,1%).

No que se refere à publicidade, no período de julho a setembro os rendimentos consolidados de publicidade melhoraram 2% em relação ao período comparável de 2014. Os valores acumulados de melhoraram 1%.

A TVI garantiu a liderança de audiências em televisão, registando nos primeiros nove meses uma média de quota de audiência de 22,6% e de 26,7%, no total do dia e no horário nobre, respetivamente. A diferença face ao segundo canal mais visto foi de 3,6 pontos percentuais (p.p.), no primeiro caso, e de 2,6 p.p., no segundo. A liderança da TVI em audiências mantém-se quando a leitura destas é feita por grupos de canais, com 25,7% no total do dia e 29,1% em horário nobre, mais 3,6 p.p. e 2,3 p.p. do que o segundo grupo de canais concorrente.

Na vertente financeira, o segmento de televisão melhorou o EBITDA trimestral em 22%, passando de 4,2 milhões de euros para 5,1 milhões. No acumulado, obteve um EBITDA de 18,6 milhões de euros e uma margem de 18,4%.

Já o segmento de produção audiovisual obteve um EBITDA trimestral de -0,6 milhões de euros, sendo que no acumulado o valor ascendeu a -0,2 milhões. Este resultado resulta essencialmente de um maior investimento na qualidade das produções, decorrente da criação de conteúdos mais internacionais e de maior potencial de venda fora de Portugal.

O EBITDA do segmento de rádio ascendeu a 0,8 milhões no trimestre e a 3,1 milhões no acumulado – a que correspondeu uma margem de 26,1%, melhorando 14% face ao período homólogo. Na quarta vaga de audiências de 2015, o conjunto das rádios do grupo Media Capital registou um share de audiência líder de 35,9%. Foi a terceira vaga de audiências consecutiva na liderança em termos de share. “A Rádio Comercial é ininterruptamente líder em audiência desde o segundo trimestre de 2012”, destaca o grupo.

Os resultados financeiros melhoraram no acumulado (29%), sobretudo “devido à melhoria das condições de financiamento, que permitiram reduzir as taxas de juro”, acrescente ainda a Media Capital.
Home
MadeBy
Legislação
GateScope
mgate
Simulador
MissGate
WeeklyTv
Perfis
Notícias
Artigos
Eventos
Opinião
Publicações
TvGate
RadioGate
PressGate
OutGate
CineGate
APAP
DigitalGate
ICAP
APCT
APODEMO
Marktest
Obercom
API
APMP
GMCS
Criativos
APAN
APPM
ACEPI
MEDIAFONE