O Prémio Sonae Media Art vai atribui um montante de 40 mil euros ao artista vencedor, que será conhecido a 11 de dezembro
Vote
Notícias
Finalistas do Prémio Sonae Media Art em exposição no Museu do Chiado
17 de novembro de 2015


A Sonae e o Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu do Chiado anunciaram que estão a promover uma exposição que conta com as obras dos finalistas do Sonae Media Art, “o maior prémio nacional de arte na área dos novos media”.

Diogo Evangelista, Tatiana Macedo, Rui Penha e Patrícia Portela, bem como o coletivo Musa Paradisíaca, composto por Miguel Ferrão e Eduardo Guerra, foram selecionados entre mais de uma centena e meia de candidaturas e receberam uma bolsa de cinco mil para desenvolver obras inéditas em exclusivo para a primeira edição do Prémio Sonae Media Art. Os trabalhos dos cinco finalistas, que destacam “a diversidade e a complexidade de linguagens artísticas que o conceito de media art envolve”, estão agora expostos no Museu do Chiado e assim vão continuar até 31 de janeiro.

De acordo com a Sonae, o vencedor do Prémio Sonae Media Art será escolhido entre os finalistas, através de uma avaliação das obras em exposição, e anunciado a 11 de dezembro. O júri de premiação é constituído por Lori Zippay, diretora executiva da Electronic Arts Intermix em Nova Iorque, pelo cineasta Marco Martins e por João Silvério, curador de arte contemporânea.

“O júri privilegiará os trabalhos em linguagem multimédia, dando particular relevo às dinâmicas interdisciplinares das obras apresentadas a concurso que têm correspondência e corroboram a sua coerência nos percursos artísticos dos cinco finalistas, que reúnem as condições de qualidade artística e concetual, inovação de projeto e capacidade interdisciplinar no entendimento do conceito media art”, pode ler-se em comunicado.

O Prémio Sonae Media Art é bienal e vai atribui um montante de 40 mil euros ao artista vencedor. A iniciativa integra o acordo de mecenato celebrado entre a Sonae e o MNAC-MC e enquadra-se na política de responsabilidade corporativa da empresa, “que procura promover a criatividade e a inovação, estimular novas tendências e aproximar a sociedade à arte, nomeadamente através de manifestações culturais de relevo que permitam experiências enriquecedoras de desenvolvimento pessoal e coletivo”.
Home
MadeBy
Legislação
GateScope
mgate
Simulador
MissGate
WeeklyTv
Perfis
Notícias
Artigos
Eventos
Opinião
Publicações
TvGate
RadioGate
PressGate
OutGate
CineGate
APAP
DigitalGate
ICAP
APCT
APODEMO
Marktest
Obercom
API
APMP
GMCS
Criativos
APAN
APPM
ACEPI
MEDIAFONE