Chama-se “Observatório de Xikala” e é um trabalho do arquiteto Paulo Moreira, com design do atelier português This is Pacifica
Vote
Notícias
Há design português no Guggenheim Bilbao
25 de novembro de 2015


Estreou este mês, no museu Guggenheim Bilbao, a exposição “Making Africa – A Continent of Contemporary Design”, na qual é possível encontrar o trabalho do arquiteto português Paulo Moreira, internacionalmente premiado por projetos de reabilitação urbana.

Nesta exposição, que já passou também pelo Vitra Design Museum, na Alemanha, Paulo Moreira tem patente o trabalho “Observatório de Xicala”, “um arquivo sobre a história e cultura urbanas da Chicala”, um dos mais conhecidos bairros informais de Luanda. O projeto conta com design do atelier português This is Pacifica.

Filipe Mesquita, diretor criativo do This is Pacifica, explica que a intervenção do estúdio no âmbito do “Observatório de Xicala” incluiu identidade, um livro, um website, posters e convites. O responsável destaca sobretudo o design editorial do livro: “o que é mais especial neste livro, presente nas exposições do Guggenheim e do Vitra, é a sua capa, para a qual propusémos que os artesãos locais da Chicala bordassem à mão, sobre uma fotografia a preto e branco, as suas visões únicas, numa analogia entre a forma cinzenta como os estranhos veem a vida do bairro e a forma colorida como os locais sentem a sua vida ali”. O resultado do projeto pode ser visualizado no site da This is Pacifica.

O This is Pacifica é um estúdio de design, criado no Porto em 2007, por Pedro Serrão, Pedro Mesquita e Filipe Mesquita. Já viu o seu trabalho premiado em Cannes, tendo nos últimos anos desenvolvido projetos para marcas como a NOS, Coca-Cola, Red Bull, Jerónimo Martins, Symington e Ginger&Jagger.
Home
MadeBy
Legislação
GateScope
mgate
Simulador
MissGate
WeeklyTv
Perfis
Notícias
Artigos
Eventos
Opinião
Publicações
TvGate
RadioGate
PressGate
OutGate
CineGate
APAP
DigitalGate
ICAP
APCT
APODEMO
Marktest
Obercom
API
APMP
GMCS
Criativos
APAN
APPM
ACEPI
MEDIAFONE