60 jornalistas mortos em 2014 | Uruguai limita capital estrangeiro | Editores espanhóis abertos a diálogo com Google
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Notícias
Clipping Internacional 29-12-2014
29 de dezembro de 2014


MEDIA

60 jornalistas mortos em 2014
Pelo menos 60 jornalistas foram mortos em serviço ao longo de 2014, de acordo com os dados do Committee to Protect Journalists. O número de mortes representa uma redução face às 70 vítimas de 2013, embora confirmem os últimos três anos como os mais mortíferos desde que o CPJ iniciou os registos.
Notícia em The Guardian

Uruguai limita capital estrangeiro
Uma nova lei uruguaia proíbe a participação de estrangeiros no setor dos media, para evitar que as estações de rádio e televisão deixem de estar sob o controlo de acionistas locais.
Notícia em Reuters

IMPRENSA
Axel Springer aposta no inglês
O grupo alemão Axel Springer quer captar uma audiência internacional, o que passará pela capacidade de os seus jornalistas começarem a realizar reportagens em inglês. Embora mantenha o alemão como língua principal, a Academia do grupo vai iniciar programas de formação em inglês para os seus jornalistas e repórteres.
Notícia em The Guardian

Regulador britânico impõe regras deontológicas
O regulador da imprensa no Reino Unido divulgou novas regras deontológicas, que exigem aos jornais a publicação de correções e pedidos de desculpa com o mesmo destaque que a notícia que os motivou. A Independent Press Standards Organisation (Ipso), procura assim implementar uma série de boas práticas, destinadas a devolver o prestígio perdido dos media, devido ao sensacionalismo de alguns dos principais diários tabloides britânicos.
Notícia em The Guardian

Editores espanhóis abertos a diálogo com Google
A Asociación de Editores de Diarios Españoles (AEDE), que representa os principais jornais diários espanhóis, defende que é necessário redesenhar a nova Lei da Propriedade Editorial, que entrará em vigor a 1 de janeiro, e que exige aos agregadores e motores de buscas da internet um pagamento pela utilização de conteúdos dos editores. A nova Lei levou a que o Google News deixasse de utilizar conteúdos de jornais espanhóis.
Notícia em El Mundo

TELEVISÃO
TV-3 catalã garante emissões em HD
O Consejo del Audiovisual de Cataluña (CAC) autorizou o Grupo Godo a alugar à Corporación Catalana de Medios Audiovisuales (CCMA) a licença de um dos canais de que é titular, para que a TV-3 catalã possa manter emissões em alta definição.
Notícia em El País

DirecTV lança serviço de streaming em espanhol
A DirecTV, maior operador de televisão por satélite dos EUA, lançou um novo serviço de televisão via streaming online, em língua espanhola, denominado Yaveo.
Notícia em Bloomberg

NEW MEDIA
Barnes & Noble com controlo da Nook E-Reader
A Barnes & Noble, a maior rede de livrarias dos EUA, recomprou a posição do grupo britânico Pearson, na divisão de dispositivos de leitura digital da Nook Media, passando a deter o controlo do negócio.
Notícia em Bloomberg

PUBLICIDADE EXTERIOR
Concentração no mercado americano
O setor da publicidade exterior deverá estar muito ativo nos EUA, com uma série de negócios em perspetiva, em linha com a expansão dos quatro grandes operadores para os mercados regionais. As Big Four do setor – Lamar Advertising REIT, Clear Channel Outdoor, Outfront Media (ex-CBS Outdoor) e os franceses da JC Decaux – controlam mais de metade do mercado de outdoors nos EUA.
Notícia em Reuters
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